Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
Os seis concursos do Programa de Apoio a Projetos da Direção-Geral das Artes (DGArtes) foram abertos hoje, com a publicação dos respetivos avisos em Diário da República. O programa, que totaliza 13,35 milhões de euros, mantém o mesmo montante atribuído em 2023 para a concretização de projetos em 2024.
Os apoios são repartidos entre os concursos de Artes Visuais (2,33 milhões de euros), Criação e Edição (4,015 milhões de euros), Internacionalização (1,035 milhões de euros), Música e Ópera (3,37 milhões de euros), Programação (1,91 milhões de euros) e Procedimento Simplificado (690 mil euros).
Os montantes atribuídos por candidatura nos concursos de Criação e Edição, Artes Visuais, Música e Ópera, e Programação variam entre 15 mil e 55 mil euros, com valores intermédios de 25 mil, 35 mil e 45 mil euros. O número máximo de projetos apoiados depende de cada concurso e da faixa de financiamento.
Na Criação e Edição, os 4,015 milhões de euros destinam-se a 161 candidaturas, abrangendo projetos em desenvolvimento criativo nas áreas de circo, dança, teatro, artes de rua e cruzamento disciplinar, além da publicação de obras em formato físico ou digital.
As Artes Visuais têm uma dotação de 2,33 milhões de euros, com previsão de apoio a 94 candidaturas em arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media. Já no domínio da Música e Ópera, os 3,37 milhões de euros permitem financiar até 128 candidaturas.
Para a Programação, 1,91 milhões de euros são reservados para até 76 projetos nas áreas de circo, dança, teatro, artes de rua e cruzamento disciplinar.
A área da Internacionalização, com um orçamento de 1,035 milhões de euros, foca-se na projeção internacional de projetos artísticos, com apoios que podem atingir 15 mil euros por candidatura. As iniciativas incluem ações de intercâmbio e acolhimento de programadores estrangeiros, promovendo a criação portuguesa além-fronteiras.
No Procedimento Simplificado, os apoios variam entre 500 e 5 mil euros, sendo destinados a atividades principalmente em território nacional, excetuando a formação, que pode ocorrer também no estrangeiro.
Os projetos aprovados deverão ser realizados entre 1 de setembro de 2025 e 31 de dezembro de 2026, exceto os de Internacionalização, cujo prazo se estende até 28 de fevereiro de 2027.
O financiamento foi aprovado pela ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, a 19 de dezembro de 2024. Os regulamentos estão disponíveis no Balcão Artes, no site da DGArtes.
Foto: © Laura Wielo
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios