Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) abriu hoje os concursos de apoio financeiro ao setor do cinema e audiovisual para o ano de 2025, com uma dotação total de 30,6 milhões de euros. Este valor representa um aumento de 950 mil euros face ao montante disponibilizado em 2024.
De acordo com a informação divulgada na página oficial do ICA, os apoios abrangem diversas áreas da criação e desenvolvimento audiovisual, incluindo escrita, produção, distribuição, exibição, festivais, promoção internacional e protocolos de coprodução. A subida do orçamento explica-se, sobretudo, pela reabertura do concurso de apoio à produção de longas-metragens de animação, que decorre de forma bienal.
Na distribuição de verbas, o programa geral de apoio ao cinema totaliza este ano 16,2 milhões de euros — mais 1,3 milhões do que em 2024. Já o subprograma de novos talentos e primeiras obras em longa-metragem de ficção mantém-se estável, com 3,9 milhões de euros.
O apoio ao setor audiovisual e multimédia também se mantém nos 7,6 milhões de euros. Por outro lado, o programa de internacionalização sofreu uma redução significativa, fixando-se nos 1,1 milhões de euros — menos 620 mil euros do que no ano passado — devido à natureza bienal de um dos subprogramas destinados à promoção internacional por parte de associações do setor.
O lançamento dos concursos coincide com a publicação em Diário da República da portaria governamental que autoriza o ICA a aplicar os 30,6 milhões de euros no âmbito de contratos plurianuais até 2030.
Segundo fontes do setor ouvidas pela agência Lusa, o plano de distribuição financeira foi apresentado pelo ICA em fevereiro, numa reunião com as associações representadas na Secção Especializada de Cinema e Audiovisual, do Conselho Nacional de Cultura. Desde então, os concursos aguardavam apenas a conclusão da tramitação técnica.
Em anos anteriores, a abertura destes concursos foi alvo de críticas por parte das associações do setor devido a atrasos relacionados com questões orçamentais. Em 2024, os concursos arrancaram em fevereiro, enquanto em 2023 só abriram no final de abril.
Com a abertura dos concursos de 2025, os profissionais do setor esperam agora um calendário de execução mais estável e previsível.
Foto: © Marius GIRE
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios