TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Notícias

Dulce Maria Cardoso nomeada para Prémio Literário de Dublin com "Eliete"

Por

 

COFFEEPASTE
January 15, 2025

Partilhar

Dulce Maria Cardoso nomeada para Prémio Literário de Dublin com "Eliete"

A escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso foi nomeada para o prestigiado Prémio Literário de Dublin com o seu romance "Eliete – A vida normal", anunciou a organização. Trata-se do único título de um autor lusófono entre os 71 livros selecionados para a 'longlist' do galardão, que distingue obras de ficção publicadas em inglês.


A obra foi indicada ao prémio pelas Bibliotecas de Lisboa, reforçando o reconhecimento internacional do último romance da autora, publicado originalmente em 2018 pela editora Tinta-da-China. A tradução para inglês, assinada por Ángel Gurría-Quintana, mantém viva a narrativa que já valeu a Dulce Maria Cardoso o Prémio Oceanos, em 2019, e a posição de finalista no Prémio Femina, em 2020.


O romance "Eliete – A vida normal" centra-se numa mulher de meia-idade, marcada pela insatisfação com a sua existência quotidiana. Casada, mãe de duas filhas e agente imobiliária, Eliete questiona a vida aparentemente comum que leva. Após a hospitalização da avó, diagnosticada com sinais de Alzheimer, a protagonista inicia uma busca por mudança, mergulhando no mundo das redes sociais e da Internet, que desempenham um papel central na narrativa.


O Prémio Literário de Dublin, considerado um dos mais generosos no panorama literário mundial, atribui um valor de 100 mil euros à obra vencedora. No caso de obras traduzidas, como "Eliete", o autor recebe 75 mil euros, e os restantes 25 mil euros são destinados ao tradutor.


A seleção para o prémio inclui 71 títulos indicados por bibliotecas de 34 países, dos quais 26 são obras traduzidas e 16 correspondem a romances de estreia. O júri, presidido por Chris Morash, integra ainda os escritores e críticos Gerbrand Bakker, Martina Devlin, Fiona Sze-Lorrain, Leonard Cassuto e Nidhi Zak/Aria Eipe.


Os finalistas do prémio serão anunciados a 25 de março de 2025, e o vencedor será revelado a 22 de maio de 2025, no âmbito do Festival Internacional de Literatura de Dublin. A cerimónia será conduzida pela presidente da Câmara Municipal de Dublin, Emma Blain.


Foto: © Nuno Fox

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Dulce Maria Cardoso nomeada para Prémio Literário de Dublin com "Eliete"

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Dulce Maria Cardoso nomeada para Prémio Literário de Dublin com "Eliete"
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile