TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Festival Dias da Dança arranca com estreia de “Os Gigantes”

Por

 

COFFEEPASTE
April 23, 2025

Partilhar

Festival Dias da Dança arranca com estreia de “Os Gigantes”

O Festival Dias da Dança (DDD) dá hoje início à sua 9.ª edição, com uma programação que se estende até 4 de maio, percorrendo as cidades do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia. Com 27 espetáculos previstos, a edição deste ano abre com destaque para a estreia de “Os Gigantes”, de Victor Hugo Pontes, em colaboração com a companhia Dançando com a Diferença.


Inspirado em “Os Gigantes da Montanha”, de Luigi Pirandello, o espetáculo sobe hoje e quinta-feira ao palco do grande auditório do Teatro Rivoli, no Porto. Segundo o coreógrafo, a criação - acompanhada pela música dos Throes + The Shine - move-se entre “a fantasia e o real”.


Na quinta-feira, o Auditório Municipal de Gaia recebe “Cafezinho”, de Gaya de Medeiros, inspirado na obra “Café Müller” de Pina Bausch. Com uma abordagem multigeracional, o espetáculo é descrito como uma reflexão sobre o tempo e a sua finitude, contando com um elenco de artistas entre os 23 e os 61 anos. A peça repete na sexta-feira.


Também em exibição nos dias 24 e 25, na mala voadora, no Porto, “Musseque” de Fábio (Krayze) Januário, vencedor do Projeto CASA, leva à cena uma poderosa evocação das periferias de Luanda. O espetáculo propõe uma viagem rítmica e intensa pelos temas da resistência, da memória e da identidade.


Em Matosinhos, o primeiro grande momento chega a 25 de abril, com a estreia de “OU”, criação conjunta de André Braga & Cláudia Figueiredo e do coreógrafo moçambicano Panaibra Canda. A peça sobe ao palco do Teatro Municipal Constantino Nery.


Na sexta-feira, o Campo Alegre, no Porto, recebe “Violetas”, da coreógrafa Vânia Doutel Vaz. A peça propõe um espaço de intimidade e contemplação, explorando os limites da presença e da resistência através da dança num cenário minimalista.


Ao longo de quase duas semanas, o DDD 2025 promete movimentar a cena cultural da Área Metropolitana do Porto com nomes como Marcelo Evelin, Vera Mantero e o coletivo madrileno KOR’SIA.


Apesar de esta ser a última edição do festival durante o atual mandato de Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, o futuro do DDD está garantido. Em março, Moreira assegurou que já se trabalha na edição de 2026.


O festival conta com um investimento total superior a 746 mil euros, dos quais 617 mil euros são assegurados pela Câmara Municipal do Porto. A Câmara de Matosinhos contribui com 45 mil euros, a de Gaia com 30 mil, enquanto o Goethe-Institut e o BPI-Fundação La Caixa apoiam com quatro mil e 50 mil euros, respetivamente.


Foto: Espetáculo "Os Gigantes" de Victor Hugo Pontes & Dançando com a Diferença © Paulo Pimenta

Notícia adaptada. Fonte: LUSA

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Festival Dias da Dança arranca com estreia de “Os Gigantes”

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Festival Dias da Dança arranca com estreia de “Os Gigantes”
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile