Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O Festival Política está de volta ao Cinema São Jorge, em Lisboa, de 24 a 26 de abril, com uma programação de entrada gratuita que inclui espetáculos, debates, exposições e exibição de filmes. A 9.ª edição do evento coincide com as comemorações dos 50 anos do Processo Revolucionário em Curso (PREC) e coloca em destaque as "Revoluções em Curso", bem como as primeiras eleições para a Assembleia Constituinte, realizadas a 25 de abril de 1975.
Durante os três dias do festival serão exibidos 25 filmes, entre curtas e longas-metragens, incluindo o documentário "Onde está o Zeca?", de Tiago Pereira, e "Por ti, Portugal, eu juro!", de Diogo Cardoso e Sofia da Palma Rodrigues.
A música também terá um lugar de destaque, com um espetáculo na véspera do 25 de Abril dedicado à nova geração do hip-hop lusófono. Os rappers Vilson, Santos, Só e Vanessa Parish Crooks apresentarão performances individuais, misturando rap, soul e poesia.
No dia 26, a "Poesia Periférica" ganha espaço no festival com a participação da artista Edivania Moreno, da poetisa Vânia Andrade Puma e do músico Demba Djabaté, que prometem um evento marcado pela fusão de sons e palavras. O humor também marca presença com Beatriz Gosta, que apresentará um formato especial centrado no feminismo e na luta contra a discriminação.
O festival mantém a participação cívica como um dos seus pilares e oferece debates, encontros e oficinas. Entre as iniciativas destacam-se a oficina "O digital é político", organizada pela Associação Literacia Para os Media e Jornalismo, e o encontro "Cara-a-cara com deputadas e deputados", que permitirá conversas individuais de cinco minutos entre os participantes e representantes políticos. Já o debate "Novos tempos, novas resistências?" abordará a desumanização e a luta contra o recuo do estado social e dos direitos fundamentais.
Todos os espetáculos e debates contarão com interpretação em língua gestual portuguesa, e todos os filmes terão legendas em português, incluindo aqueles falados na mesma língua.
Paralelamente, quatro exposições estarão patentes no Cinema São Jorge: "Portugal em 1975 – Entre a revolução e a mudança", com fotografias de Marques Valentim; "50 Anos das Primeiras Eleições Livres em Portugal"; "Barómetro da Imigração: a perspetiva dos portugueses"; e "O que sopra aqui, hoje", de Zenha Preto.
A programação completa do festival pode ser consultada no site oficial, em www.festivalpolitica.pt. Após Lisboa, o Festival Política segue para Braga, entre 6 e 10 de maio, e posteriormente para Coimbra e Loulé, em datas a anunciar.
Foto: © Festival Política
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios