Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
Filipe Sambado edita hoje o seu novo álbum, “Gémea Analógica”, um registo ao vivo que revisita, em versões acústicas, as canções do disco “Três Anos de Escorpião em Touro”, lançado em 2023. O trabalho surge como um desdobramento do espetáculo homónimo apresentado pelo artista em 2024, cujas atuações foram gravadas e agora disponibilizadas em formato físico e digital, incluindo uma edição especial em cassete pela Revolve.
De acordo com a agência Maternidade, “ao despir a imponente expressividade da produção das versões de estúdio, não fica a descoberto somente o seu lado íntimo e frágil: descobre-se a própria pele da canção”, destacando a abordagem mais crua e introspectiva do novo trabalho.
O espetáculo “Gémea Analógica” continuará a percorrer o país ao longo de 2025, com datas confirmadas em diversas cidades: Aveiro (22 de fevereiro, Gretua), Torres Vedras (14 de março, Bang Venue), Porto (22 de março, Passos Manuel), Coimbra (04 de abril, Salão Brazil), Viseu (05 de abril, Carmo 81), Lisboa (26 de abril, Galeria Zé dos Bois) e Loulé (28 de junho, Festival MED).
O álbum “Três Anos de Escorpião em Touro”, editado em setembro de 2023, é considerado o trabalho mais “pesado, triste e denso” de Filipe Sambado, refletindo as transformações pessoais e artísticas vividas pelo cantor nos últimos anos. Entre essas mudanças estão a reafirmação de género, assumindo-se como pessoa não-binária, e a parentalidade, experiências que influenciaram profundamente a sua música.
Apesar da carga emocional do álbum, Filipe Sambado admite que a sua sonoridade nunca se afasta totalmente da leveza que caracteriza o seu percurso musical. “Acho que é o meu disco mais pesado, mais triste, mais denso, mas não me consigo livrar totalmente desse lado mais leve, dançável, se calhar”, afirmou em entrevista aquando do lançamento do álbum.
Além disso, “Três Anos de Escorpião em Touro” tornou-se também um álbum visual, com seis das suas faixas a serem acompanhadas por vídeos que ilustram os diferentes momentos do disco. Filipe Sambado revelou ainda a intenção de continuar a expandir este conceito visual ao longo do ciclo de vida do álbum.
Com “Gémea Analógica”, o artista oferece ao público uma nova perspetiva sobre as suas canções, num registo mais despido e intimista, reforçando a riqueza emocional e melódica do seu trabalho.
Foto: © Diogo Vasconcelos
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios