Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O filme de animação “Percebes”, das realizadoras portuguesas Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, está entre os finalistas a uma nomeação para os Óscares 2025, na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, anunciou hoje a Academia de Cinema dos Estados Unidos. Por outro lado, o filme “Grand Tour”, de Miguel Gomes, ficou fora da corrida ao prémio de Melhor Filme Internacional.
A curta-metragem “Percebes” é um documentário animado que explora o ciclo de vida dos percebes e a relação entre os habitantes do Algarve e o mar, abordando ainda questões relacionadas com o turismo e o desordenamento da costa portuguesa. O filme, produzido pela BAP Animation em coprodução com França, foi premiado em junho passado no prestigiado Festival de Cinema de Annecy, onde recebeu o Prémio Cristal de Melhor Curta-Metragem, e conta já com mais de dez distinções e 91 seleções em festivais internacionais.
Com animação em aguarela e digital, “Percebes” reforça o reconhecimento do cinema de animação português além-fronteiras. Em Annecy, as realizadoras destacaram o papel do cinema autoral e criativo. “A liberdade criativa e o cinema autoral é aquilo que faz com que o nosso trabalho seja reconhecido da forma como é”, afirmou Alexandra Ramires, enquanto Laura Gonçalves sublinhou o impacto das histórias que criam: “As nossas histórias [...] têm um reflexo e as pessoas apreciam”.
Na edição de 2023 dos Óscares, Laura Gonçalves chegou a ser finalista com “O homem do lixo”, mas o filme não conseguiu a nomeação. Agora, a curta-metragem “Percebes” compete com outras 14 finalistas, escolhidas de entre 88 candidatas de todo o mundo.
Por outro lado, “Grand Tour”, de Miguel Gomes, que havia sido proposto pela Academia Portuguesa de Cinema na categoria de Melhor Filme Internacional, não avançou no processo de seleção. Entre os finalistas desta categoria encontra-se o brasileiro “Ainda estou aqui”, de Walter Salles, que estreia nos cinemas portugueses a 16 de janeiro.
A 97.ª edição dos Óscares terá lugar a 2 de março de 2025, em Los Angeles, Califórnia. A revelação dos nomeados acontecerá já no próximo dia 17 de janeiro, momento aguardado com grande expectativa.
Foto: Still de "Percebes", de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios