Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O Governo português publicou hoje a resolução do Conselho de Ministros que aprova a Estratégia Digital Nacional, uma iniciativa ambiciosa para a transformação digital do país, e revelou detalhes sobre o desenvolvimento do modelo de linguagem Amália, um projeto inovador na área da inteligência artificial.
A Estratégia Digital Nacional estabelece um quadro de referência integrado e transversal, dividido em quatro dimensões: pessoas, empresas, Estado e infraestruturas. Este plano conta com 10 objetivos estratégicos e 10 metas concretas a atingir até 2030, sustentados por 16 iniciativas transversais.
Segundo o Governo, o progresso será acompanhado por planos de ação bianuais, monitorizados pelo Conselho para o Digital na Administração Pública (CDAP). Para o biénio 2025-2026, o Plano de Ação conta com um orçamento de 355 milhões de euros, como anunciado pela ministra da Juventude e Modernização no início de dezembro.
No mesmo dia, foi também publicado o diploma que dá início ao desenvolvimento do grande modelo de linguagem Amália – Assistente Multimodal Automático de Linguagem com Inteligência Artificial. Este modelo, baseado na mesma tecnologia do ChatGPT, será treinado com foco no português europeu e nas especificidades culturais da lusofonia, com o objetivo de reforçar a soberania digital de Portugal e reduzir a dependência de tecnologias estrangeiras.
“O desenvolvimento de um LLM (Modelo de Linguagem em Grande Escala) nacional permitirá garantir a existência de um ativo digital ao serviço da sociedade portuguesa, distinguindo variantes da língua, como o português europeu e o brasileiro, e assegurando precisão no processamento e geração de conteúdos”, sublinhou o Governo em comunicado.
Com um investimento previsto de 5,5 milhões de euros e um prazo de 18 meses para a conclusão da primeira versão multimodal, o projeto será liderado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
Para assegurar o cumprimento de princípios éticos e de segurança, será criado um Comité de Acompanhamento Especializado, composto por peritos em inteligência artificial e presidido por uma figura de reconhecido mérito. Este órgão, sem custos para o Estado, terá a responsabilidade de formular recomendações sobre as melhores práticas de desenvolvimento e aplicação do Amália nos diversos setores de atividade.
O modelo Amália representa um passo significativo para a autonomia tecnológica de Portugal, colocando o país na vanguarda da inteligência artificial e promovendo a preservação e valorização da língua portuguesa na era digital.
Foto: © Rodion Kutsaiev
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios