Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
Uma exposição que reflete sobre a intersecção entre inteligência artificial (IA) e a arte contemporânea será inaugurada na próxima quinta-feira, em Guimarães. Intitulada Artificialis: A Natureza das Imagens Latentes, a mostra decorre na Galeria da Garagem Avenida e tem entrada gratuita.
Com curadoria de Paula Melâneo, a exposição reúne trabalhos de diversos artistas e curadores ligados à representação portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano, incluindo 18—25 Research Studio, Bruno Figueiredo + Filipe Brandão, Guido Castagnoli, Mário Moura, Nuno Cera e Pedro Bandeira.
A iniciativa pretende explorar como a imagem digital, os modos de representação digitais e a IA se tornaram ferramentas centrais na produção artística contemporânea. Segundo a organização, a mostra resulta da reflexão de investigadores e artistas que têm debatido e experimentado novas tecnologias no âmbito da criação artística, procurando compreender os limites da representação e as implicações do uso da IA na arte.
Os trabalhos apresentados variam entre paisagens oníricas virtualizadas e manipulação da perceção temporal, promovendo uma reflexão crítica sobre a estranheza e as consequências do recurso a estas ferramentas tecnológicas.
A inauguração, marcada para as 15h30, inclui uma conferência e debate com Luca Martinucci, Guido Castagnoli, Mário Moura e Nuno Cera, seguida da apresentação do livro da exposição e uma visita guiada. A obra, editada por Paula Melâneo e Pedro Bandeira, conta com textos de Carlos Machado e Moura, Isa Clara Neves, Joana Rafael e Lis Pamplona, que analisam o impacto da tecnologia na arte e na sociedade.
A exposição permanecerá patente até 1 de março. Paula Melâneo, curadora da mostra, também integra a equipa curatorial da representação portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza, ao lado de Pedro Bandeira, Luca Martinucci e Nuno Cera. O projeto Paraíso, hoje., que explora a relação entre arquitetura, paisagem e território português, foi selecionado para representar Portugal na 19.ª Exposição Internacional de Arquitetura, que decorrerá entre 10 de maio e 23 de novembro de 2025, sob o tema Intelligens. Natural. Artificial. Collective.
Foto: Outros Douros. 2024 Mário Moura
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios