Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O humorista e apresentador de televisão Herman José é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra (UC) 2025. A distinção será entregue no dia 1 de março, durante a sessão solene que assinala o 735.º aniversário da instituição de ensino superior.
De acordo com uma nota de imprensa divulgada pela UC, a escolha de Herman José foi unânime por parte do júri do prémio, que conta com o patrocínio da Fundação Santander Portugal.
O reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, que preside ao júri, justificou a escolha com o impacto de Herman José na sociedade portuguesa. "Trata-se de uma figura singular que, há décadas, nos faz rir e pensar sobre as características e idiossincrasias do ser português. Herman marcou diversas eras douradas da televisão portuguesa", destacou.
Com uma carreira de 50 anos, Herman José é reconhecido por ter criado e inspirado novas formas de humor, contribuindo para a liberdade de expressão e para a quebra de barreiras culturais. "Todos lhe devemos muitos sorrisos e gargalhadas", acrescentou Amílcar Falcão.
Inês Oom de Sousa, presidente da Fundação Santander Portugal e vice-presidente do júri, enalteceu a capacidade de Herman José de unir gerações em frente à televisão, sublinhando que o humorista "teve e tem um contributo notável para a democracia e para a liberdade de expressão, nunca cedendo ao politicamente correto".
O percurso de Herman José inclui programas icónicos como O Tal Canal, Humor de Perdição e Herman Enciclopédia, nos quais deu vida a personagens inesquecíveis como Serafim Saudade, Estebes, Maximiana, Diácono Remédios e Nelo. O artista tem sido distinguido ao longo dos anos, tendo recebido condecorações da Presidência da República e do Governo pelo seu contributo cultural.
Criado em 2004, o Prémio Universidade de Coimbra distingue anualmente uma personalidade portuguesa pelo seu impacto nas áreas da cultura, economia e gestão, ou ciência e inovação. O galardão inclui uma Medalha e um Diploma, bem como uma Bolsa de Investigação Santander, no valor de 15 mil euros, para apoio a bolsas ou desenvolvimento de um trabalho a definir com o premiado.
Em edições anteriores, o prémio foi atribuído a figuras como Francisco Pinto Balsemão (2024), Leonor Beleza (2023) e António Guterres (2022).
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios