Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, registou em 2024 o maior número de visitantes desde a sua inauguração em 2016, com um total de 380 mil entradas, anunciou hoje a instituição.
Este valor representa um crescimento de 12,75% face a 2023, ano em que o museu acolheu 337 mil visitantes. O aumento consolida a recuperação da afluência ao espaço cultural após o impacto da pandemia de covid-19.
Entre os principais destaques do ano passado esteve a exposição individual de Joana Vasconcelos, intitulada Plug-in, que atraiu 260 mil visitantes. A mostra, patente entre o final de setembro de 2023 e o início de abril de 2024, ocupou vários espaços do MAAT, incluindo o exterior do edifício.
Joana Vasconcelos, que foi a primeira vencedora do Prémio Novos Artistas Fundação EDP em 2000, teve assim um regresso em grande ao museu, contribuindo significativamente para o recorde de afluência.
Também as exposições Nosso Barco Tambor Terra, de Ernesto Neto, e Disco, de Vivian Suter, apresentadas na Galeria Oval, estiveram entre as mais procuradas, segundo o MAAT, pela sua capacidade de atrair e envolver o público.
Dos 380 mil visitantes registados, 41 mil foram estudantes de várias escolas do país, tendo participado em mais de 2.300 visitas escolares. O museu manteve ainda uma programação diversificada, com performances, oficinas, conversas, visitas guiadas e iniciativas dirigidas a públicos com necessidades educativas especiais.
Para 2025, o MAAT já anunciou uma agenda ambiciosa, com exposições de artistas internacionais como Jeff Wall, Miriam Cahn e Cerith Wyn Evans, e dos portugueses Ana Léon, Pedro Casqueiro e Isabelle Ferreira. Está igualmente prevista a mostra Fluxes, organizada em parceria com a Trienal de Arquitetura de Lisboa, e a 15.ª edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP, com trabalhos dos seis finalistas: Alice dos Reis, Evy Jokhova, Francisco Trêpa, Inês Brites, Maja Escher e Sara Chang Yan.
Foto: © Francisco Nogueira
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios