Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O centenário do nascimento de Maria de Jesus Barroso, figura marcante da vida política e cultural portuguesa e esposa do antigo Presidente da República Mário Soares, será celebrado no dia 2 de maio com um concerto de homenagem no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
A iniciativa integra-se no “encontro dos centenários” de Mário Soares e Maria Barroso, evocando duas personalidades indissociáveis da luta pela democracia em Portugal. O concerto contará com a participação de 250 jovens músicos e cantores, sob a direção da maestrina Joana Carneiro, numa atuação que se propõe não apenas recordar o legado de Maria Barroso, mas também envolver as novas gerações nos valores que pautaram a sua vida.
"Um grande concerto é a melhor forma de homenagear a minha mãe, para quem a educação dos mais novos e a partilha dos valores da liberdade, do conhecimento e da cultura foram a grande missão da sua vida", sublinhou Isabel Soares, filha de Maria Barroso.
Entre os jovens intérpretes encontram-se alunos da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, da Orquestra Geração, do Instituto Gregoriano de Lisboa, da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, da Escola de Música do Colégio Moderno e do Coro Voces Caelestes.
Maria Barroso, nascida em 2 de maio de 1925 na Fuseta, no Algarve, destacou-se desde cedo como resistente ao regime do Estado Novo, tendo sido atriz, pedagoga, deputada constituinte, fundadora do Partido Socialista e a primeira mulher a presidir à Cruz Vermelha Portuguesa, entre 1987 e 2003.
“A sua luta pela liberdade foi política, moral e cultural. Eduardo Lourenço chamou-lhe a nossa Antígona Ibérica”, recorda José Manuel dos Santos, escritor e coordenador da Comissão Organizadora do Centenário de Mário Soares.
Também Pedro Marques Gomes, curador da exposição itinerante “Maria Barroso: 100 anos”, patente no CCB, destacou o percurso multifacetado da homenageada: “Foi uma pedagoga dedicada, uma resistente à ditadura, uma voz firme pelos direitos humanos e contra a exclusão.”
Barroso conheceu Mário Soares durante a faculdade, casando com ele em 1949, enquanto este se encontrava preso na cadeia do Aljube. Teve papel ativo nas campanhas de Norton de Matos e Humberto Delgado e foi presença única feminina em momentos cruciais da oposição democrática, como o III Congresso em Aveiro e o congresso fundador do PS em Bad Münstereifel.
Após o 25 de Abril, foi eleita para a Assembleia Constituinte em 1975 e deputada em 1976. Durante a presidência de Soares, destacou-se pela ação em prol da cultura, da língua portuguesa, da solidariedade e da paz. Faleceu a 7 de julho de 2015, deixando um legado profundamente enraizado na História Contemporânea de Portugal.
O concerto de homenagem pretende ser não apenas uma evocação da sua memória, mas uma celebração viva dos valores que sempre defendeu.
Foto: © Partido Socialista
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios