TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Notícias

Mosteiro da Batalha recebe programação de música medieval em 2025

Por

 

COFFEEPASTE
December 27, 2024

Partilhar

Mosteiro da Batalha recebe programação de música medieval em 2025

O Mosteiro da Batalha, no distrito de Leiria, será palco de uma iniciativa cultural inovadora no primeiro trimestre de 2025, dedicada à promoção da música medieval. Os Dias de Música Medieval da Batalha (DMMB), com produção da CordaSonora e da associação Quimeras & Gárgulas, decorrerão ao longo de sete sábados, entre 1 de fevereiro e 15 de março, oferecendo concertos, palestras, ‘workshops’ e uma oficina de construção de instrumentos, entre outras atividades.


De acordo com Ricardo Alves Pereira, músico e um dos diretores artísticos do evento, os DMMB terão um caráter comunitário, com destaque para a criação de um coro aberto a todos os interessados. “Será uma oportunidade para qualquer pessoa aprender a cantar música medieval ibérica”, explicou. O coro comunitário encerrará o evento com uma atuação no Mosteiro da Batalha, num momento que promete ser marcante.


Grande parte das atividades terá entrada livre, incluindo concertos, palestras e exposições. Entre os destaques, estão o concerto inaugural da dupla The Wandering Bard (Ricardo Alves Pereira e Esin Yardimli Alves Pereira), no dia 1 de fevereiro, e a palestra “Música da convivência através das Cantigas de Santa Maria”, marcada para 15 de fevereiro.


Nos restantes sábados, estão previstos ensaios do coro comunitário e uma oficina de violaria medieval, a única atividade paga. Coordenada pelo ‘luthier’ Orlando Trindade, a oficina desafiará os participantes a construir um saltério inspirado na estatuária do mosteiro. “Será um momento histórico”, sublinhou o organizador, destacando o processo de recriação de um instrumento medieval a partir de esculturas antigas.


Os DMMB têm como principal objetivo a democratização do conhecimento sobre a música medieval, muitas vezes restrito ao meio académico. “Queremos que esta música, que fala sobre o ‘tu’ e o ‘eu’, mas de há séculos atrás, seja acessível a todos”, afirmou Ricardo Alves Pereira. A iniciativa surge após o sucesso do Ciclo de Música Medieval de Leiria, em 2024, e visa consolidar uma comunidade dedicada à música medieval.


Para o diretor artístico, este tipo de música tem um poder de identificação intemporal. “É incrível como as pessoas se sentem felizes e conectadas ao ouvir estas histórias e melodias de há 700 ou 800 anos”, declarou.


Os DMMB culminarão a 15 de março com o concerto final intitulado “Cantando em comunidade no Mosteiro da Batalha”, que reunirá o coro comunitário. A expectativa é de que esta celebração da música medieval inspire novas iniciativas e traga a riqueza deste património cultural para um público mais amplo.


Foto: © Turismo Centro Portugal

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Mosteiro da Batalha recebe programação de música medieval em 2025

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Mosteiro da Batalha recebe programação de música medieval em 2025
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile