Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O Mosteiro da Batalha, no distrito de Leiria, será palco de uma iniciativa cultural inovadora no primeiro trimestre de 2025, dedicada à promoção da música medieval. Os Dias de Música Medieval da Batalha (DMMB), com produção da CordaSonora e da associação Quimeras & Gárgulas, decorrerão ao longo de sete sábados, entre 1 de fevereiro e 15 de março, oferecendo concertos, palestras, ‘workshops’ e uma oficina de construção de instrumentos, entre outras atividades.
De acordo com Ricardo Alves Pereira, músico e um dos diretores artísticos do evento, os DMMB terão um caráter comunitário, com destaque para a criação de um coro aberto a todos os interessados. “Será uma oportunidade para qualquer pessoa aprender a cantar música medieval ibérica”, explicou. O coro comunitário encerrará o evento com uma atuação no Mosteiro da Batalha, num momento que promete ser marcante.
Grande parte das atividades terá entrada livre, incluindo concertos, palestras e exposições. Entre os destaques, estão o concerto inaugural da dupla The Wandering Bard (Ricardo Alves Pereira e Esin Yardimli Alves Pereira), no dia 1 de fevereiro, e a palestra “Música da convivência através das Cantigas de Santa Maria”, marcada para 15 de fevereiro.
Nos restantes sábados, estão previstos ensaios do coro comunitário e uma oficina de violaria medieval, a única atividade paga. Coordenada pelo ‘luthier’ Orlando Trindade, a oficina desafiará os participantes a construir um saltério inspirado na estatuária do mosteiro. “Será um momento histórico”, sublinhou o organizador, destacando o processo de recriação de um instrumento medieval a partir de esculturas antigas.
Os DMMB têm como principal objetivo a democratização do conhecimento sobre a música medieval, muitas vezes restrito ao meio académico. “Queremos que esta música, que fala sobre o ‘tu’ e o ‘eu’, mas de há séculos atrás, seja acessível a todos”, afirmou Ricardo Alves Pereira. A iniciativa surge após o sucesso do Ciclo de Música Medieval de Leiria, em 2024, e visa consolidar uma comunidade dedicada à música medieval.
Para o diretor artístico, este tipo de música tem um poder de identificação intemporal. “É incrível como as pessoas se sentem felizes e conectadas ao ouvir estas histórias e melodias de há 700 ou 800 anos”, declarou.
Os DMMB culminarão a 15 de março com o concerto final intitulado “Cantando em comunidade no Mosteiro da Batalha”, que reunirá o coro comunitário. A expectativa é de que esta celebração da música medieval inspire novas iniciativas e traga a riqueza deste património cultural para um público mais amplo.
Foto: © Turismo Centro Portugal
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios