Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A partir da próxima segunda-feira, dia 27 de janeiro, será possível aceder gratuitamente a livros digitais e audiolivros através de uma nova plataforma online, designada BiblioLED. Esta iniciativa da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) estará acessível a todos os utilizadores inscritos nas bibliotecas municipais da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), a partir das 15:00.
De acordo com a DGLAB, a BiblioLED tem como objetivos principais fomentar os hábitos de leitura, promover a literacia digital e facilitar o acesso a conteúdos digitais, complementando o serviço presencial das 445 bibliotecas da RNBP.
O catálogo inicial inclui uma coleção nacional com 1500 títulos disponíveis para todas as bibliotecas da rede, bem como 25 coleções regionais exclusivas para cada Rede Intermunicipal e Rede Metropolitana de Bibliotecas. Os conteúdos, em formato digital e de audiolivro, abrangem obras de ficção e não ficção, maioritariamente em língua portuguesa.
O serviço estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, através de dispositivos como 'smartphones', 'tablets', leitores 'online' e 'e-readers'. Os utilizadores poderão personalizar a experiência de leitura, ajustando o tamanho e tipo de letra, espaçamento entre linhas e cor de fundo.
Para utilizar a BiblioLED, basta estar inscrito numa biblioteca municipal da RNBP que tenha aderido ao serviço. A plataforma permite ainda pré-visualizar livros antes de empréstimos e efetuar reservas de títulos indisponíveis, com notificações automáticas por email quando os mesmos ficarem acessíveis.
Apesar do entusiasmo em torno da iniciativa, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) levantou, em dezembro, preocupações sobre a segurança e os direitos de autor da plataforma, bem como sobre a transparência orçamental. A APEL alertou para o risco de interesses comerciais se sobreporem à curadoria cultural e educativa.
A DGLAB esclareceu, na altura, que estava a ultimar parametrizações e a realizar testes de esforço à plataforma. A BiblioLED estará disponível no endereço https://www.biblioled.gov.pt.
Foto: © Worshae
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios