TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Pedro Burmester inicia digressão nacional com “Variações Goldberg” de Bach

Por

 

COFFEEPASTE
March 25, 2025

Partilhar

Pedro Burmester inicia digressão nacional com “Variações Goldberg” de Bach

O pianista Pedro Burmester dá início, a 11 de abril, na Igreja Matriz de Loures, a uma digressão nacional para apresentar o seu mais recente álbum, “Variações Goldberg”, de Johann Sebastian Bach. O disco, editado em outubro do ano passado, marca o regresso do músico a esta icónica obra, que havia gravado pela primeira vez em 1989.


A digressão levará Burmester a seis palcos de norte a sul do país, culminando no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, em janeiro de 2026. Além do concerto inaugural em Loures, o pianista atuará nos dias 24 e 25 de maio na Casa de Mateus, em Vila Real – sendo o primeiro recital antecedido de uma conversa com o artista. Seguem-se apresentações no Mosteiro de Alcobaça, a 28 de junho, na Fundação da Casa de Bragança, em Vila Viçosa, a 18 de outubro, e, finalmente, no CCB, a 30 de janeiro do próximo ano.


Em entrevista à agência Lusa, Pedro Burmester, de 61 anos, confessou que a obra de Bach o continua a fascinar, descrevendo a sua nova abordagem como “mais romântica, expressiva e pessoalizada”. O pianista destacou a dificuldade técnica da obra, sublinhando que exige “uma concentração imensa” e apresenta desafios “fora do normal”, especialmente ao ser interpretada num piano moderno em vez de um cravo.


O regresso às “Variações Goldberg” é também, segundo Burmester, uma homenagem ao pianista canadiano Glenn Gould, que realizou duas gravações desta obra com décadas de intervalo. O músico portuense revelou que a sua primeira gravação, em 1989, sofreu uma forte influência de Gould, mas que, 35 anos depois, se propôs a questionar como evoluiu a sua própria interpretação.

Burmester, que já levou este novo registo a palcos como Sintra, Porto, Vila do Conde e Piodão, admite que cada concerto foi diferente e que nunca ficou completamente satisfeito com a sua prestação. Para além da digressão nacional, o pianista tem planos para apresentar este trabalho no estrangeiro.


Natural do Porto, Pedro Burmester iniciou os estudos musicais aos sete anos e formou-se com nota máxima no Conservatório do Porto. A sua carreira levou-o a estudar com mestres como Sequeira Costa e Leon Fleisher, tendo-se destacado em concursos internacionais. Para além do repertório erudito, o pianista colaborou com nomes do jazz português, como Mário Laginha e Bernardo Sassetti. Atualmente, é professor na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto.


Sobre a obra de Bach, Burmester afirmou que “tem de haver Deus para haver esta música”. O escritor Valter Hugo Mãe, que assina o texto que acompanha a edição discográfica, descreve-a como “o encontro de perfeitos. Bach e Burmester”.


Notícia adaptada. Fonte: LUSA

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Pedro Burmester inicia digressão nacional com “Variações Goldberg” de Bach

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Pedro Burmester inicia digressão nacional com “Variações Goldberg” de Bach
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile