TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Notícias

Presidente da APEL, Pedro Sobral, morre vitima de atropelamento

Por

 

COFFEEPASTE
December 21, 2024

Partilhar

Presidente da APEL, Pedro Sobral, morre vitima de atropelamento

Pedro Sobral, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e administrador das Edições Gerais do Grupo LeYa, morreu esta manhã, aos 51 anos, na sequência de um atropelamento na Avenida da Índia, em Lisboa. A tragédia foi confirmada pelo grupo editorial LeYa em comunicado.


“Foi com profunda e pesada tristeza que a LeYa recebeu, esta manhã, a notícia da trágica morte de Pedro Sobral, administrador das Edições Gerais, na sequência de um atropelamento”, lamentou a editora, sublinhando o impacto “inultrapassável” desta perda para o setor do livro.


Segundo a Polícia de Segurança Pública (PSP), o atropelamento ocorreu enquanto Pedro Sobral circulava de bicicleta na Avenida da Índia. Após o incidente, o condutor da viatura ligeira envolvida fugiu do local, apresentando-se às autoridades algumas horas depois, acompanhado por um advogado. As circunstâncias do acidente estão a ser investigadas.


Pedro Sobral era uma figura de destaque no panorama editorial português. Licenciado em Economia e Ciência Política pela Universidade Católica de Lisboa, com formação complementar na Harvard Business School, iniciou a sua carreira na área financeira e de consultoria. Em 2004, assumiu a direção de Marketing e Vendas no Grupo Almedina e, em 2008, ingressou no Grupo LeYa, onde desempenhou diversos cargos de relevo, incluindo o de administrador das Edições Gerais.


Em 2021, foi eleito presidente da APEL, cargo que ocupava até ao momento da sua morte, após ter servido como vice-presidente durante três anos.


A presidente-executiva da LeYa, Ana Rita Bessa, destacou o profundo compromisso de Pedro Sobral com os valores da edição e o impacto do seu trabalho na promoção dos livros e da liberdade editorial. “O Pedro acreditava profundamente no poder dos livros e na liberdade da edição, valores com que ajudou a construir a LeYa”, afirmou, garantindo que a editora dará continuidade ao seu projeto como forma de homenagem.


O desaparecimento de Pedro Sobral deixa uma marca indelével no setor, com editores, escritores, livreiros e leitores a lamentarem a sua partida.


A LeYa e a APEL comprometeram-se a honrar o seu legado, reforçando a importância do papel que desempenhou na defesa do livro e da leitura em Portugal.


Podes ouvir acima a entrevista que Pedro Sobral deu ao nosso podcast "Café Alexandria" em junho passado.


Foto: © DR

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Presidente da APEL, Pedro Sobral, morre vitima de atropelamento

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Presidente da APEL, Pedro Sobral, morre vitima de atropelamento
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile