Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O Salão Brazil, emblemática sala de espetáculos situada na Baixa de Coimbra, prepara-se para iniciar o ano de 2025 fiel à sua missão de apoio à criação artística, enquanto abre espaço para um debate sobre os caminhos futuros do espaço.
José Miguel Pereira, programador do Salão Brazil e representante da associação Jazz ao Centro Clube, destacou à agência Lusa que o cartaz do primeiro trimestre de 2025 mantém a aposta na diversidade musical, com colaborações nacionais e internacionais e residências artísticas. Esta abordagem, que marcou os últimos anos de atividade, reforça o papel do Salão como um motor cultural de pequena e média dimensão, agora integrado na rede de equipamentos culturais municipais de Coimbra.
O ano de 2026 marcará os 100 anos do edifício do Salão Brazil, localizado no Largo do Poço, e, segundo José Miguel, as comemorações começam já em 2025, com uma programação que convida a comunidade a refletir sobre o futuro do espaço. Este processo ganha especial relevância face às obras de requalificação previstas para o edifício, situado no coração histórico da cidade.
“Queremos debater que papel pode desempenhar uma sala como o Salão Brazil nos dias de hoje. Este é um momento de transformação e celebração, que culmina uma trajetória de afirmação enquanto espaço-âncora da Baixa de Coimbra”, afirmou José Miguel.
Desde que a Jazz ao Centro Clube assumiu a gestão em 2012, o Salão Brazil tornou-se um catalisador cultural na zona histórica de Coimbra, criando “condições únicas” para a revitalização da Baixa, com impacto na segurança pública e na ocupação do espaço urbano, para além de oferecer uma programação artística regular.
A programação de 2025 arranca em grande estilo nos dias 10 e 11 de janeiro com o rock conimbricense dos The Twist Connection, que apresentam o novo disco “Concentrate, Give it up, it's too late”. No dia 17, é a vez do Filipe Furtado Trio com o álbum “Como Se Matam Primaveras”, seguido no dia 18 pelos bbb hairdryer e os Cave Story.
O mês termina com momentos marcantes: o regresso de Rita Braga no dia 24, com um concerto especial de lançamento de uma cassete, e a estreia de Mynda Guevara no dia 25, apresentando o EP Phoenix.
Em fevereiro, os destaques incluem os 15 anos de carreira dos Birds Are Indie, celebrados em dois concertos a 7 e 8 de fevereiro com convidados como Ana Trindade e Leonel Mendrix, e a apresentação de Pangea, de Máximo, no dia 23. A fechar o mês, no dia 28, Ray traz ao palco o álbum Buffalo, com produção de Paulo Furtado.
Já em março, o Salão Brazil expande-se para o Teatro Académico de Gil Vicente, recebendo o aclamado Bill Frisell Trio, numa parceria que marca o início de espetáculos internacionais em grandes salas da cidade.
Foto: © Jazz ao Centro Clube
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios