TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Notícias

TBA transforma crises em espetáculos na programação do primeiro trimestre de 2025

Por

 

COFFEEPASTE
December 19, 2024

Partilhar

TBA transforma crises em espetáculos na programação do primeiro trimestre de 2025

O Teatro do Bairro Alto (TBA), em Lisboa, prepara-se para iniciar 2025 com uma programação que desafia as convenções, transformando crises sociais e políticas em espetáculos. Entre janeiro e março, 15 propostas artísticas exploram temas como opressão, intuição, vulnerabilidade e resistência, oferecendo uma experiência cultural rica e diversificada.


Entre os destaques da programação está “O fim foi visto”, da atriz e dramaturga Teresa Coutinho, que estará em cena de 25 de fevereiro a 1 de março. Inspirada em Cassandra, de Christa Wolf, a peça funde ficção, elementos históricos e reflexões políticas, imaginando uma ditadura futura onde mulheres acusadas de bruxaria enfrentam repressões severas. O espetáculo presta homenagem à intuição e alerta para os perigos do crescimento da extrema-direita na Europa.


Outro destaque é “Fio ^”, da artista interdisciplinar Inês Campos, que inaugura a programação de 2025 com uma abordagem íntima à mente e à vulnerabilidade humana. Esta peça de dança e performance será apresentada de 9 a 11 de janeiro.


A performance “Crice crice baby”, da Plataforma285, que pensa sobre a obsessão humana pela crise, cruzando artes performativas, dança, artes visuais e um concerto ao vivo, estará em cena entre 20 de janeiro e 01 de fevereiro.


Em fevereiro, a dupla brasileira Davi Pontes & Wallace Ferreira estreia-se em Lisboa com três propostas que cruzam dança, performance e artes visuais, incluindo o filme/instalação Delirar o racial e duas peças da trilogia Repertório.


Além dos espetáculos, o TBA promove conversas e reflexões. No dia 22 de janeiro, uma assembleia intitulada “Imaginação radical como prática de libertação” reúne vozes como Aissatu Seidi e Apolo de Carvalho. Em fevereiro, Lola Rodrigues, conhecida como SoundPreta, lidera a conversa performativa “Da boca ao universo”, enquanto em março, Henrique J. Paris encerra o trimestre com “Humming as a praxis”, uma conferência-performance de cariz contra-colonial.


A programação inclui ainda o espetáculo de cabaret queer “Lucy and friends”, da britânica Lucy McCormick (14 e 15 de fevereiro), o concerto do compositor norte-americano Tashi Wada (5 de março), e a performance de dança a solo “Simbi em águas astronómicas”, de Inés Sybille Vooduness (14 a 16 de março).


Francisco Frazão, diretor do TBA, sublinha que esta temporada pretende transformar “negações da negação” em respostas criativas. “Entre janeiro e março, veremos como a intuição pode reescrever a História; como interrogar palavras e poses pode desmascarar a violência estrutural; como focar o detalhe revela universos; como os sonhos são políticos”, afirma.


Foto: Plataforma285 © Joanna Correia

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

TBA transforma crises em espetáculos na programação do primeiro trimestre de 2025

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

TBA transforma crises em espetáculos na programação do primeiro trimestre de 2025
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile