Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O Teatro de Vila Real vai inaugurar o ano de 2025 com uma homenagem ao ator Ruy de Carvalho, de 97 anos, que marcará presença numa conversa de bastidores no dia 6 de janeiro. Este evento assinala os 83 anos de carreira de um dos maiores ícones do teatro português. A programação de janeiro incluirá ainda seis concertos do Festival de Ano Novo (FAN), com destaque para a Orquestra da Costa Atlântica e uma formação de cordas da Orquestra Sinfónica Amasing.
A agenda cultural do primeiro trimestre de 2025 foi apresentada pelo presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, que revelou um programa recheado com mais de 30 produções artísticas, abrangendo 13 concertos, 10 peças de teatro, um espetáculo de dança, duas óperas, seis sessões de cinema e quatro ações de formação ou mediação. O investimento previsto para este período ultrapassa os 100 mil euros.
Entre as iniciativas anunciadas, destacam-se as parcerias com os Teatros Nacionais de São Carlos, São João e Dona Maria II, bem como com a Companhia Nacional de Bailado. Em fevereiro, Vila Real acolherá, pela primeira vez, a ópera “L’elisir d’amore”, de Gaetano Donizetti, apresentada pela orquestra e coro do Teatro Nacional de São Carlos.
O bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco será assinalado com a apresentação da peça “Amor de Perdição”, encenada por Maria João Vicente para o Teatro do Bolhão, com sessões dirigidas ao público em geral e às escolas.
No teatro, outras estreias incluem o “Auto dos Anfitriões”, de Luís Vaz de Camões, pela Filandorra – Teatro do Nordeste, e “Fio Mental”, pela Urze Teatro.
Na música, o Teatro de Vila Real apostará numa programação diversificada. Rui Araújo, diretor do teatro, destacou o jazz de Carlos Bica, os novos temas de António Zambujo e o Festival Boreal, que decorrerá de 28 de fevereiro a 1 de março, com Mazgani e os Glockenwise como cabeças de cartaz. O duo Okwenda, formado por Quintino Sá e Brígida Chimuco, também subirá ao palco, dando continuidade ao projeto Migrantes, iniciado em 2023.
A programação incluirá ainda o espetáculo de baile flamenco contemporâneo “Antípodas”, ampliando a oferta artística e cultural da casa.
Em 2024, o Teatro de Vila Real recebeu cerca de 40 mil espetadores em mais de 200 sessões de teatro, dança, música e cinema. Rui Santos destacou ainda o apoio à criação local, com a estreia de 13 projetos de artistas da região. A vereadora da Cultura, Mara Minhava, sublinhou a importância de equilibrar produções de artistas locais, nacionais e internacionais, como uma das principais valias do teatro.
Foto: © Paulo Araújo
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios