Bem-vinda/o ao Playground!
O Embodied Voice Lisboa oferece um espaço criativo, acolhedor e inclusivo para a exploração da voz e do movimento, tudo baseado numa relação gentil e lúdica com o corpo. A primeira metade da sessão é focada no corpo, inspirada pelo yoga, Feldenkrais e dança consciente, integrando sonoridades e canto, levando a um corpo e uma voz suaves, abertos e conectados. Na segunda metade, exploramos uma infinidade de jogos para desbloquear a nossa voz criativa e aperfeiçoar as nossas habilidades musicais, incluindo: criar melodias, compreender formas musicais, melhorar o vocabulário rítmico e a precisão, explorar linguagens inventadas ou palavras, entre outros. No processo, vamo-nos abrindo a desenvolver conexões interpessoais, praticar uma escuta profunda e explorar os nossos hábitos e papeis dentro de um contexto colaborativo.
Estas sessões são um espaço que te deixará energizada/o, conectada/o e inspirada/o!
Podes participar em modalidade de drop-in ou cartão de aulas.
Por favor, avisa-me quais as aulas em que pretendes participar no formulário de finalização da inscrição. Nota que os cartões de aulas devem ser usados nesta série e não serão transferíveis para séries seguintes.
Os Elementos:
treino vocal incorporado:
exercícios somáticos para melhorar a integração e função da voz/corpo;
musicalidade através do movimento:
melhora o teu conhecimento de conceitos musicais como melodia, harmonia e ritmo através de uma aprendizagem incorporada;
improvisação vocal colaborativa:
desfruta de uma infinidade de ferramentas e jogos para criar música em conjunto, no momento
Kate Smith é uma artista vocal, compositora e facilitadora, apaixonada pela criação de música e pela promoção da criação musical coletiva com vozes e corpos em movimento. Com um Mestrado em Liderança pela Guildhall School of Music and Drama, é a criadora de The Embodied Voice, uma prática de investigação, performance e ensino que reúne voz, movimento e improvisação. Kate trabalha com pessoas no sentido da compreensão e experimentação da sua voz em conexão com o corpo, utilizando movimento, consciência e improvisação. Cantar, emitir sons ou falar de forma incorporada envolve abordar todo o sistema a partir de uma perspetiva fenomenológica – explorando a nossa experiência sentida das funções do corpo/voz, respiração, sistema nervoso, co-regulação, expressão criativa e imaginativa, entre outros.
Kate tem liderado workshops criativos de voz e música para instituições como The Barbican, Universidade de Harvard, Guildhall School of Music and Drama, Orquestra Filarmónica de Malta, entre outras, e tem oferecido consultoria de voz e movimento para companhias de dança e teatro, como a Greenwich Dance e a Cyphers Theatre Company.
A prática de Kate é influenciada por diversas abordagens, incluindo yoga, Técnica Alexander, Método Feldenkrais®, Body-Mind Centering®, mindfulness, contacto improvisação, dança e teatro. Estudou com Meredith Monk, Bonnie Bainbridge-Cohen (BMC), Seke Chimutengwende, Robert Sussuma (Vocal Learning Systems), Margaret Pikes (Roy Hart Theatre), Grzegorz Braal (Song of the Goat), Guillermo Horta (VABAS), entre outros. É professora certificada de Authentic Flow Yoga pela Yoga Alliance (200h). Obteve o Certificado de Coaching e Mentoria da Guildhall, acreditado pelo European Mentoring & Coaching Council, em 2019.
Como improvisadora dedicada, Kate atuou em vários contextos e colaborações (TATE Modern, A Fundação Eugénio de Almeida, Lisboa Incomum), além de ter lançado quatro álbuns de improvisação vocal desde 2020, incluindo Remembering, Anthropos, Source e Oöm. Kate é uma das organizadoras do UK Vocal Improv Festival Retreat, o único evento de grande escala no Reino Unido dedicado à improvisação vocal, que está agora a entrar no seu quarto ano.