Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Partilhar
Data
–
Hora
H
Preço
Entrada gratuita, até ao limite da lotação da sala
Levantamento de bilhetes (máx. 2 por pessoa), na bilheteira central do CCVF, uma hora antes do início do concerto
Sinopse
A parceria entre o Guimarães Jazz e a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), considerada unanimemente uma instituição de referência no ensino do jazz em Portugal, tem-se afirmado ao longo dos anos como um dos projetos matriciais do festival e proporcionado ao seu público inúmeros momentos de grande nível musical. Iniciada nos moldes atuais em 2012, esta parceria mantém este ano a sua proposta de residência e trabalho de colaboração entre os alunos e membros da Orquestra da ESMAE e um grupo de músicos internacionais detentores de um trabalho relevante no campo jazzístico. Em 2024 este projeto será assumido pelo talentoso pianista italiano Tommaso Perazzo, um músico de enorme potencial que se apresentou pela primeira vez ao festival, com enorme impacto, no ano passado, ao lado do histórico contrabaixista Buster Williams. A acompanhar Perazzo estará um grupo de músicos emergentes do circuito jazzístico internacional, todos eles instrumentistas de elevadíssima competência musical: Marcello Cardillo, que atuou também no mesmo memorável concerto de Buster Williams a que aludimos acima, na bateria; a meteórica trompetista britânica Alexandra Ridout; o saxofonista de Filadélfia Dylan Band; e, finalmente, o jovem Gavin Gray no contrabaixo.
Contactos
Nascida em 1989, A Oficina gere e programa o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, o Centro Cultural Vila Flor com o seu Palácio do século XVIII, a Casa da Memória de Guimarães, o Centro de Criação de Candoso e a Black Box na Fábrica ASA, o Teatro Oficina e um serviço de Educação e Mediação Cultural. É responsável pela organização dos festivais GUIdance, Westway Lab, Festivais Gil Vicente, Manta e Guimarães Jazz. Na cidade faz a Feira de Artesanato e as Festas da Cidade e Gualterianas. A salvaguarda do Património e Artesanato manifesta-se ainda na Loja Oficina, e, desde há 30 anos, no seu nome social: Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães.
Este conjunto de equipamentos e projetos de programação e mediação cultural permite pensar A Oficina, mais do que um projeto de gestão e programação de eventos, como um verdadeiro instrumento de desenvolvimento cultural do território e, pela sua capacidade de intervenção, um parceiro das mais múltiplas dinâmicas artísticas e culturais locais, regionais, nacionais e internacionais, o círculo de uma nova centralidade cultural. Este novo ciclo assume-se assim como um momento de esclarecimento e aprofundamento dessa visão integrada e modificadora do projeto.
VER MAIS
VER MENOS
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios