Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Partilhar
Data
–
Preço
Participação gratuita, mediante inscrição prévia através do formulário disponível aqui
Sinopse
Os Encontros em torno da exposição “Problemas do Primitivismo - a partir de Portugal” reunirão autoras e autores indispensáveis para pensar os problemas levantados por esta exposição e debater a abordagem transdisciplinar do conceito de “primitivismo” a partir de Portugal. Habitualmente circunscrito aos debates da crítica e da história da arte, o que esta exposição revela é que o “primitivismo”, quando perspetivado em relação com outras disciplinas e saberes, permite ampliar a discussão sobre modernidade, colonialidade e arte.
Este fórum debaterá a partir das palavras-chave da exposição — Civilização, Museu, Ingénuo, «Mar Português», Extração, «Jazz-Band» — as relações entre arte e as ideologias dominantes do progresso, colonialismo e neocolonialismo, cultura visual e nacionalismo, propaganda, arte contemporânea e invenção da tradição. O museu, enquanto espaço ambivalente de inclusão e de segregação, espaço de transformação, mas também de produção estereotipada sobre o “outro”, serve de caixa de ressonância a este debate.
Os “Encontros” são abertos à participação alargada e têm como objetivo criar uma comunidade de reflexão em torno do museu. Desde “Encontros Para Além da História”, entre 2012 e 2020, e “Encontros Heteróclitos”, em 2022, que o CIAJG tem vindo a ampliar a reflexão em torno da sua investigação curatorial e programa artístico. Ao entender o museu como um espaço em permanente transformação, o CIAJG convida a experimentar novos protocolos de relação entre saberes, disciplinas, performance, música, cinema, convivialidade, etc.
Contactos
Nascida em 1989, A Oficina gere e programa o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, o Centro Cultural Vila Flor com o seu Palácio do século XVIII, a Casa da Memória de Guimarães, o Centro de Criação de Candoso e a Black Box na Fábrica ASA, o Teatro Oficina e um serviço de Educação e Mediação Cultural. É responsável pela organização dos festivais GUIdance, Westway Lab, Festivais Gil Vicente, Manta e Guimarães Jazz. Na cidade faz a Feira de Artesanato e as Festas da Cidade e Gualterianas. A salvaguarda do Património e Artesanato manifesta-se ainda na Loja Oficina, e, desde há 30 anos, no seu nome social: Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães.
Este conjunto de equipamentos e projetos de programação e mediação cultural permite pensar A Oficina, mais do que um projeto de gestão e programação de eventos, como um verdadeiro instrumento de desenvolvimento cultural do território e, pela sua capacidade de intervenção, um parceiro das mais múltiplas dinâmicas artísticas e culturais locais, regionais, nacionais e internacionais, o círculo de uma nova centralidade cultural. Este novo ciclo assume-se assim como um momento de esclarecimento e aprofundamento dessa visão integrada e modificadora do projeto.
VER MAIS
VER MENOS
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios