A Casa-Museu Eng. António de Almeida apresenta, no próximo dia 16 de fevereiro (sexta-feira), pelas 15:30, a primeira sessão do ciclo CASA-MUSEU ENG. ANTÓNIO DE ALMEIDA EM RESERVA.
A PEÇA DO MÊS de fevereiro é o PROJETO DO HORTICULTOR-PAISAGISTA JACINTHO DE MATTOS.
SOBRE PROJETO DO HORTICULTOR-PAISAGISTA JACINTHO DE MATTOS
Tendo projetado mais de meio milhar de jardins públicos e privados, Jacintho de Mattos (1864-1948) foi um dos mais destacados horticultores paisagistas de Portugal.
O seu traço pode apreciar-se na Fundação, pois é seu o projeto de 1937 para a ampliação do jardim da então residência do Eng. António de Almeida. A planta original de Jacintho de Mattos é agora mostrada pela primeira vez ao público e a ela se associa uma mão cheia de documentos, entre os quais recibos e fotografias do espólio do Eng. António de Almeida.
Em 30 minutos, a Dr.ª Eduarda Paz enquadra a obra do autor, dando ênfase à análise do projeto e às espécies em voga nas primeiras décadas do século XX.
Entrada livre, sujeita à inscrição prévia através de correio eletrónico (fundacao@feaa.pt) ou telefone (226 067 418).
No final da sessão, às 16:30, os participantes poderão visitar a Casa-Museu Eng. António de Almeida.
SOBRE A FUNDAÇÃO ENG. ANTÓNIO DE ALMEIDA
A Fundação Eng. António de Almeida foi criada por disposição testamentária do Eng. António de Almeida (1891-1968), que estipulou os fins (artísticos, educativos e de caridade), a preservação da casa onde viveu com D. Olga Andresen e a organização da Casa-Museu, mantendo-se, tanto quanto possível, a disposição e decoração constituída pelas suas coleções de mobiliário, cerâmica, pintura, têxteis, ourivesaria, gravura, numismática e outras.
Reconhecida em 1969, a Fundação abriu ao público em 1973.
Ao longo destes anos, tem desenvolvido uma intensa atividade cultural – sobretudo nas áreas da literatura, arte, educação e ciência – através da realização de encontros, conferências e debates, exposições e concertos, nas suas instalações e fora delas. Concomitantemente, edita e apoia publicações como livros e revistas.
A Casa-Museu Eng. António de Almeida proporciona visitas orientadas, a pessoas individuais e grupos, mediante marcação prévia e no seguinte horário: terça-feira a sábado: 10:00-12:30 / 14:30-18:00; encerra às segundas-feiras, aos domingos e aos feriados.