TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Espetáculos

/

Teatro

Dura Dita Dura

fimp'24 - Teatro de Ferro

Partilhar

Dura Dita Dura

Data

16 Out — 17 Out

Local


TeCA · Teatro Carlos Alberto
Porto

Preço

10€

Bilhete

Comprar

Sinopse

Dura Dita Dura
Teatro de Ferro PT
16 Out · 11:00, 15:00*
17 Out · 15:00, 19:00**

*16 Out · 15:00 - Língua Gestual Portuguesa
**17 Out · 19:00 - Apresentado em Português · Legendado em Inglês

48' · M6
TeCA Teatro Carlos Alberto


Dura Dita Dura é um espetáculo de formas animadas para todas as idades acerca da atmosfera de terror surdo que reinou, durante meio século, num país onde as paredes tinham ouvidos. Através do olhar atento, por vezes atónito, de uma criança bem-amada mas permeável ao mal-estar dominante, pretende-se dar a conhecer um passado ainda próximo mas que tende a esbater-se nas «brumas da memória»

«Era uma vez um menino pequeno que vivia num país pequeno virado para o grande oceano. Dizia-se que, nesse país, grandes homens e homens de todos os tamanhos se tinham lançado pelo mar dentro à procura de outros países e de outros homens. Mas isso tinha acontecido há tanto tempo que o menino de que estamos a falar nunca tinha molhado os pés no mar.» - Regina Guimarães -

Apresentado pela primeira vez no Porto no quadro do fimp'09 e depois de dezenas de apresentações no país e no estrangeiro, a peça regressa à cena no ano em que se celebram os cinquenta anos do 25 abril.

+Info: www.fimp.pt
Porto
Festival Internacional de Marionetas do ...
Dura Dita Dura

Contactos


Address

Porto
(+351) 934 383 724
Desde o seu aparecimento em 1989, o Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) definiu-se como um Festival de teatro contemporâneo para adultos, não excluindo todavia o público juvenil, para o qual criou uma programação complementar.

Com a atribuição ao FIMP do Prémio Sirena D Oro (Itália, 1992) foi reconhecido o trabalho feito pela dignificação do Teatro de Marionetas. Este Prémio significou o reconhecimento inequívoco do FIMP como acontecimento internacional. Foi também neste ano que formalmente foi constituída a associação Festival Internacional de Marionetas (FIM).

Se a nível internacional o FIMP ganhou um enorme prestígio e foi reconhecido como sendo uma das manifestações mais importantes a nível europeu, este prestígio deveu-se inegavelmente à qualidade da sua programação. Mas, o que verdadeiramente fez dele um Festival diferente foi sobretudo a sua afirmação como espaço aberto de formação, de experimentação, de diálogo e de cruzamento de géneros, de estéticas, de culturas, de países, de artistas, de espetadores, de jovens...

Um novo modelo do FIMP foi desenvolvido e implementado em 2005 e 2006, com um programa evolutivo comum denominado O Espaço do Encontro. Este programa centrado na ocupação da Praça D. João I, em síntese, procurou alargar o nosso campo de ação, cruzando novas disciplinas - circo e dança contemporâneos, a música e as artes plásticas com o teatro de marionetas e formas animadas, retomou a rua, o espaço público e reassumiu responsabilidades de formação quer de públicos quer de candidatos a profissionais das artes.

Em 2009 foi iniciado um novo ciclo. Procurou-se conjugar uma certa forma de relacionamento do evento festival com a cidade, presente no ciclo anterior, com o regresso às salas da cidade.

Este ciclo foi marcado desde o início pelo súbito e prematuro desaparecimento de Isabel Alves Costa, fundadora, diretora artística e programadora do FIMP. A partir de de 2010 Igor Gandra assume a direção artística, com a nova direção artística é também renovada a equipa executiva do Festival. Entre 2010 e 2020 foi posta em prática uma linha de orientação que recentra o olhar do festival sobre as práticas da marioneta contemporânea na sua especificidade e na dimensão da sua transversalidade.

VER MAIS


VER MENOS

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Dura Dita Dura

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Dura Dita Dura
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile