TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Espetáculos

/

Teatro

ESTE CORPO JÁ NÃO ME SERVE

de Marta Lapa

Partilhar

ESTE CORPO JÁ NÃO ME SERVE

Data

6 a 24 nov

Local


Espaço Escola de Mulheres (Sala de Teatro do Clube Estefânia)
Lisboa

Preço

6€ a 12,5€

Bilhete

Comprar

Sinopse

Este Corpo Já Não Me Serve é um mergulho poético sobre as existências de um corpo inadaptado. Marta Lapa, propõe uma composição coreográfica, textual e sonora, num processo de articulação coletiva, que versa sobre a importância da contemplação do belo. Este Corpo Já Não Me Serve é uma premonição do passado que insulta e acaricia o monstro – os seus significados alteram-se diariamente e formam um agradável abismo coreográfico. Hoje encontramo-nos perante a tragédia do outro, os nossos mamilos e o seu futuro.



texto original ANA SAMPAIO E MAIA
encenação e espaço cénico MARTA LAPA
cocriação e interpretação CATARINA RABAÇA, GRACINDA NAVE, JULIA VALENTE E TERESA MOREIRA
assistência de encenação e direção de produção RUY MALHEIRO
desenho de luz PAULO SANTOS
figurinos VITOR ALVES DA SILVA
fotografia e produção executiva INÊS MATOS
vídeo EDUARDO BREDA
design gráfico LUÍS COVAS
assessoria de imprensa SHOWBUZZ
operação técnica MARIA JOÃO ARSÉNIO
estagiária de produção JOANA FERREIRA

direção artística da Escola de Mulheres
MARTA LAPA e RUY MALHEIRO

77ª produção Escola de Mulheres
Lisboa
Escola de Mulheres
ESTE CORPO JÁ NÃO ME SERVE

Contactos


Address

Lisboa
915039566
A ESCOLA de MULHERES -OFICINA DE TEATRO, cujo nome foi beber inspiração à peça de Molière “L’école des femmes”, foi criada em 1995 em Lisboa por Fernanda Lapa, Cucha Carvalheiro, Isabel Medina, Marta Lapa, Cristina Carvalhal, Aida Soutullo e Conceição Cabrita.

Um conjunto de mulheres de gerações diferentes e experiências diversas e reconhecidas mas com o sentimento comum do papel de subalternidade a que a mulher foi sendo reduzida no Teatro português, quer na condução dos processos criativos, na política de repertórios ou no relacionamento com os poderes instituídos, bem como, de um modo geral, nas tarefas que envolvam poder de decisão.

Pretendeu-se, desde sempre, privilegiar a criação e o trabalho feminino no Teatro e promover e divulgar uma nova dramaturgia de temática e escrita femininas, quer nacional, quer estrangeira, na medida em que o repertório habitualmente representado nos nossos palcos não refletia o papel que nas últimas décadas a Mulher tem vindo a desempenhar, assim como as novas contradições que daí advêm, vinculando quase sempre pontos de vista masculinos sobre as mulheres e reproduzindo universos tipicamente masculinos.

A 8 de Março de 1995 a ESCOLA de MULHERES apresentou publicamente o seu manifesto por ocasião de um espetáculo a partir de textos de autoras portuguesas e que decorreu na Sociedade Portuguesa de Autores.

FERNANDA LAPA (1943-2020) diretora artística da companhia ao lado de MARTA LAPA, até à sua morte, foi um elemento basilar, desde a fundação da companhia, na idealização, concretização e afirmação de uma linha artística de qualidade, assente no Manifesto da Escola de Mulheres (1995) que visou sempre enaltecer o trabalho das mulheres nas artes, em geral e no teatro em particular (autoras; encenadoras; atrizes; dramaturgas; tradutoras; técnicas; produtoras; etc), para além de ter sempre feito refletir nas suas produções problemáticas transversais a toda a sociedade como as questões de género, da desigualdade social, entre outras.

Seria expectável que passados 28 anos, todas essas questões levantadas pelo grupo de mulheres que fundou a Escola de Mulheres, estivessem menos presentes no panorama das artes e da sociedade em Portugal, por já não serem necessárias, contudo elas mantêm-se e são ainda mote de continuidade e afirmação.

A direção artística da Escola de Mulheres, desde setembro de 2020 é assumida por MARTA LAPA e RUY MALHEIRO.

VER MAIS


VER MENOS

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

ESTE CORPO JÁ NÃO ME SERVE

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

ESTE CORPO JÁ NÃO ME SERVE
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile