TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Espetáculos

/

Dança

Bantu

Victor Hugo Pontes | Nome Próprio

Partilhar

Bantu

Data

08 Fev

Local


Sala Principal TMO
Ourém

Preço

10€ (descontos aplicáveis)

Bilhete

Comprar

Sinopse

Bantu
08 Fev | 21:30 | 10€ (descontos aplicáveis)
Dança | Sala Principal TMO

Bantu designa uma família de línguas faladas na África subsariana: é identidade e é comunidade. Bantu designa mais do que uma ocorrência linguística. Pode ser: uma linguagem própria que sobreviveu às línguas europeias impostas; um mecanismo identitário; um signo vedado ao colonizador; uma forma de comunicação, plena de códigos culturais, históricos, religiosos e políticos; a materialização efémera de um longo encontro. A palavra “Bantu” acolhe tudo o que queremos ou imaginamos que o espetáculo Bantu seja. O que Bantu será, contudo, depende dos olhos de quem vê. Este é também um lugar que desejamos ocupar: um lugar diferente para cada um dos corpos que o habita, partilhado nas feridas que rasga, titubeante no trilho que percorre; um lugar exuberante na celebração da comunidade reunida em palco.
Da língua que falamos vemos o mundo que nos cabe. Acontece que, das diferentes geografias a que pertencemos – num país ou num teatro –, temos diferentes perspetivas do mesmo mundo, e assim não poderemos falar a mesma língua, nem ver as mesmas coisas, nem chegar aos mesmos lugares. Bantu traça o percurso inverso e vai ao encontro de uma língua despida de palavras, uma língua transformada em partilha e em identificação: não se trata de uma linguagem universal; trata-se de uma linguagem possível. Bantu é um caminho por traçar, e o percurso é feito entre dois países com afinidades complexas e memórias profundas um do outro.
Victor Hugo Pontes

Classificação etária: M/14
Duração: 70 min.
Ourém
Teatro Municipal de Ourém
Bantu

Contactos


Address

Ourém
916591231
O Teatro Municipal de Ourém (TMO) é um espaço de apresentação, produção, acolhimento e criação de projetos artísticos, turísticos e de negócios de caráter profissional. Este novo equipamento municipal oferece condições para que os diferentes agentes possam apresentar com qualidade as suas produções e funciona em articulação interna entre as diferentes valências do espaço e, externamente, em articulação com os demais espaços culturais de Ourém e da região centro, consolidando a posição do concelho como uma referência regional e nacional na área da cultura. O Teatro Municipal de Ourém está equipado com um Auditório de 441 lugares, uma sala de trabalho adequada para a realização de ensaios, aulas e ações de formação ou cowork e um Bar/Cafetaria.

VER MAIS


VER MENOS

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Bantu

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Bantu
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile