Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Workshop Coffeepaste
Partilhar
Datas de realização
26 e 27 abril 2025
10h00-17h00
Local
Destinatários
Não profissionais e profissionais dos 16 aos 60 anos
Preço
115 €
Sinopse
Prática artística, composição, improvisação e sua leitura no espaço, corpo como ferramenta de linguagens, trabalhar objetos.
Neste encontro, será abordado e partilhado uma prática artística pessoal que baseia-se em aceder a uma potência, menos conhecida, menos imediata que também nos habita como expressão. Fundado num trabalho de enraizamento, que agiliza e permite inscrever dinâmicas onde sentidos emergem da fisicalidade.
O corpo como prática da linguagem interna que conte e contem histórias em diálogo com o que nos rodeia. Uma espécie de rachar de hábitos instalados, padronizáveis, normal! Que compõem a forma como movemos e como a pesquisa surge através do movimento para criar essas narrativas.
Fortalecer o olhar externo e sincronizá-lo com o sentir interno da sensação e percepção, mesmo quando entre em tensão. Trabalhar o individuo que compõe o coletivo, mantendo a sua unicidade num diálogo com um todo partilhado, experienciado.
Objetivos gerais: integração de ferramentas e criação
Condições e Normas de Participação
Política de descontos (não acumuláveis)
- Cooperadores GDA e jovens até 25 anos: 50% [vagas limitadas]
- Inscrição antecipada (até 5 de abril 2025): 5% (aplicável apenas na modalidade de inscrição normal)
- Ex-alunos Coffeepaste ou estudantes: 10%
- Inscrição de grupo (2 ou 3 pessoas): 12,5% ou 15%, respetivamente
- Membro Coffeepaste ("Café Cheio" e "Galão"): 20% (saber mais: https://www.patreon.com/coffeepaste)
- Desempregado (limitado a 2 vagas por ordem de entrada de inscrição): 50 %
Este workshop tem o apoio e parceria estratégica da Fundação GDA
Com
VÂNIA ROVISCO, artista visual performativa, concluiu o Curso para Intérpretes de Dança Contemporânea do Fórum Dança (1998). Trabalhou como intérprete em diversas peças e projetos da Meg Stuart/Damaged Goods (2001-2007) continuando a colaborar pontualmente. Há duas décadas dá formação: Forum Dança, ACT, FAICC, Ponderosa, Tanzquatier Wien, Circolando, entre outros. Faz direção de movimento para teatro desde 2004 e tem colaborado com João Brites, Gonçalo Amorim, Carla Maciel, Gonçalo Waddington, Susana Branco, Marco Martins, entre outros.
Tomou a decisão de colocar o corpo no contexto da galeria de arte em 2006, concebendo instalações e performances, que tornou-se um alicerce na concepção do seu trabalho.
É co-fundadora da plataforma artística AADK, existente em Portugal e Espanha. Seu projeto REACTING TO TIME, portuguese na performance (2014) que lida com o(s) arquivo(s) da performance em Portugal desde dos anos 70, aliando a teoria e prática. Peças da sua autoria e direção, o solo The Archaic, Looking Out, The Knight Night (2013); peças de grupo Silos de carros e estradas giratórios (2014), Equanimidade - Ânimo Inalterável (2017).
Desde de 2019 lançou-se num projeto pessoal, The Plot - under life construction, um espaço que visa integrar várias disciplinas, práticas artísticas, agrarias, ... acolhidas na encruzilhada do campo e da cidade, 40 km a sul de Lisboa.
Atualmente prepara No Corpo, assim se conhece o mundo, um monólogo físico com vários colaboradores seus, a estrear em 2025 no Estúdio Teatro Mário Viegas, Teatro São Luís, Lisboa.
VER MAIS
VER MENOS
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios