Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Partilhar
Data
–
Hora
H
Preço
Entrada gratuita, até ao limite da lotação disponível
Levantamento de bilhetes (máx. 2 por pessoa), na bilheteira central do CCVF, uma hora antes do início do concerto
Sinopse
Entre todos os projetos colaborativos promovidos pelo festival, a parceria entre o Guimarães Jazz e a Universidade de Aveiro é aquela que se encontra no estádio mais prematuro de desenvolvimento e em que maiores riscos se correm, tendo em conta que o seu desígnio é o de abrir as portas à apresentação de músicos emergentes do jazz português. Em 2024 registamos com agrado que este foi o ano em que foram recebidas mais candidaturas, o que indica um acréscimo do prestígio e da atratividade deste concurso, ao mesmo tempo que permite que se elevem os patamares de exigência dos grupos musicais distinguidos. Nesta 33ª edição do festival, a formação que protagonizará o concerto referente a esta parceria será o João Rocha Quartet, o vencedor dos prémios de Melhor Ensemble e Melhor Arranjo Original (com o tema “Nardis”, de Lucas Oliveira, o saxofonista deste grupo) do Concurso Internacional de Jazz, uma iniciativa que tem como objetivo fundamental “promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama jazzístico em Portugal e fomentar a sua relação com eventos congéneres que decorrem noutros países”.
Contactos
Nascida em 1989, A Oficina gere e programa o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, o Centro Cultural Vila Flor com o seu Palácio do século XVIII, a Casa da Memória de Guimarães, o Centro de Criação de Candoso e a Black Box na Fábrica ASA, o Teatro Oficina e um serviço de Educação e Mediação Cultural. É responsável pela organização dos festivais GUIdance, Westway Lab, Festivais Gil Vicente, Manta e Guimarães Jazz. Na cidade faz a Feira de Artesanato e as Festas da Cidade e Gualterianas. A salvaguarda do Património e Artesanato manifesta-se ainda na Loja Oficina, e, desde há 30 anos, no seu nome social: Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães.
Este conjunto de equipamentos e projetos de programação e mediação cultural permite pensar A Oficina, mais do que um projeto de gestão e programação de eventos, como um verdadeiro instrumento de desenvolvimento cultural do território e, pela sua capacidade de intervenção, um parceiro das mais múltiplas dinâmicas artísticas e culturais locais, regionais, nacionais e internacionais, o círculo de uma nova centralidade cultural. Este novo ciclo assume-se assim como um momento de esclarecimento e aprofundamento dessa visão integrada e modificadora do projeto.
VER MAIS
VER MENOS
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios