TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Espetáculos

/

Teatro

Novos Monólogos da Vagina

com: Joana Amaral Dias, Maria Sampaio e Sofia Baessa

Partilhar

 Novos Monólogos da Vagina

Data

11-mar

Local


Teatro-Cine de Pombal
Pombal

Preço

15,00€

Bilhete

Comprar

Sinopse

Os Monólogos da Vagina são compostos por vários pequenos textos/monólogos. Cada um deles lida com a experiência feminina, abordando assuntos como sexo, prostituição, imagem corporal, amor, estupro, menstruação, mutilação genital feminina, masturbação, nascimento, orgasmo, os vários nomes comuns para a vagina ou simplesmente como uma parte física do corpo feminino. Um tema recorrente em toda a peça é a vagina como uma ferramenta de capacitação feminina e a personificação máxima da individualidade. Todos os anos, um novo monólogo é adicionado para destacar uma questão atual que afeta as mulheres em todo o mundo. Em 2003, por exemplo, Ensler, a autora, escreveu um novo monólogo chamado Under the Burqa, sobre o sofrimento das mulheres no Afeganistão sob o domínio dos talibãs. Em 2004, Ensler escreveu um monólogo chamado They Beat the Girl Out of My Boy, isto após entrevistar um grupo de mulheres cuja identidade de género diferia do seu género atribuído à nascença. Histórias divertidas, cruas e reais que desvendam um pouco mais do desconcertante universo feminino.
Pombal
Teatro-Cine
 Novos Monólogos da Vagina

Contactos


Address

Pombal
236210542
Breve Enquadramento Histórico

O Teatro-Cine de Pombal nasce, na primeira metade do século XX, na sequência de um ciclone devastador que terá sido responsável pela derrocada de um teatro que existia ao tempo e que, tudo indica, seria construído em madeira.
Este infortúnio terá levado um grupo de cidadãos a constituir uma sociedade com a finalidade de construir um teatro-cine. Depois de vários projetos, executados entre 1938 e 1948, todos de autoria dos arquitetos Camilo e Ernesto Korrodi, procedem, à sua construção na atual praça Comendador Manuel Henriques Júnior, aproveitando para o efeito uma fábrica de blocos aí existente da qual o novo Teatro-Cine terá herdado o mesmo espaço físico e as paredes exteriores laterais.
Resumiu-se o trabalho de construção ao interior, onde se integrou a linguagem oficializada do décor e do mobiliário dos anos 40, e à fachada que é executada em sóbrio Art Déco, tudo dentro de uma filosofia de controlo de despesas, o que motivou a ausência de materiais nobres e constante atrito entre os diferentes tipos de construção tradicional / moderno.
Não detendo importância por demais relevante em termos arquitetónicos, representou um valor de grande significância em termos de património sociocultural, fazendo parte da memória coletiva da cidade de Pombal. A sua existência pela glória dos espetáculos que marcaram gerações foi sofrendo, ao longo dos anos, as vicissitudes do tempo.
A Câmara Municipal de Pombal, na reconstrução que se inaugurou a 19 de março de 2002 pretendeu manter viva a memória de várias gerações preservando a arquitetura da fachada e dotando esta sala de espetáculos com as condições técnicas necessárias para as exigências e especificações atuais e futuras com comodidade e segurança.

Descrição do Edifício e suas Valências

O Teatro-Cine de Pombal é um espaço multifacetado com uma programação regular e diversificada que engloba diferentes áreas artísticas e públicos. Os espaços que o compõem e que conferem esta versatilidade são duas salas de espectáculos e duas galerias, quatro camarins individuais e um colectivo bem como uma sala de ensaios com uma boa área e revestida com espelhos ideal para ensaios de dança.
As salas de espectáculo têm diferentes vocações devido às suas próprias características sendo que a sala principal é mais vocacionada para grandes espectáculos, devido à sua lotação e dotação de todo o material técnico necessário para a realização de qualquer espectáculo, e o mini-auditório para conferências, formações e espectáculos com lotação mais reduzida.
As galerias no Piso 1 e -1 são espaços amplos e que possibilitam ter patentes exposições de diferentes áreas tais como Pintura, Fotografia, Escultura ou mesmo de carácter mais digital ou multidisciplinar como New Media Art e Multimédia pois a galeria no Piso 1 está equipada com sistema de som e projecção.
O Teatro-Cine de Pombal para além de toda a sua programação tem um Serviço Educativo que em diálogo constante com as escolas do concelho dinamiza inúmeras actividades de modo a aliciar os mais novos no Universo Artístico.

VER MAIS


VER MENOS

Mais em 

Teatro-Cine

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

 Novos Monólogos da Vagina

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

 Novos Monólogos da Vagina
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile