TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Eventos

/

Literatura

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “JOHNNY MAN: LISBOA/PORTO – LUANDA – LONDRES, 1970-1975” DE JOÃO VAN ZELLER

Partilhar

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “JOHNNY MAN: LISBOA/PORTO – LUANDA – LONDRES, 1970-1975” DE JOÃO VAN ZELLER

Data

23 out.

Hora

18:00

H

Local


Fundação Eng. António de Almeida
Porto

Preço

Entrada livre

Sinopse

As Edições Afrontamento e o autor, Dr. João van Zeller, convidam V. Ex.ª para a apresentação do livro memorialista “JOHNNY MAN: LISBOA/PORTO – LUANDA – LONDRES, 1970-1975”, que terá lugar no dia 23 de outubro (quarta-feira), às 18h, no Auditório da Fundação Eng. António de Almeida.

O livro será apresentado pelo Professor Luís Valente de Oliveira (Professor Catedrático da Universidade do Porto) e pelo Dr. Carlos Costa (antigo Governador do Banco de Portugal).

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.

“A Parte 1 de “Johnny Man, Lisboa/Porto - Luanda - Londres, 1970-1975” aborda a sociedade portuguesa do tempo (num modelo que desapareceu a partir de 1975) e alguns dos principais protagonistas do mundo financeiro e industrial de Lisboa e do Porto, entre 1970 e princípio de 1973.

Angola é a Parte 2 e de maior peso neste escrito. Trata-se de um relato factual, na primeira pessoa de um "não político" que entre 1973 e 1975 era CEO/Administrador Delegado de um Banco (o Inter Unido, detido pelo Citibank, na altura o maior Banco do mundo, e pelo Banco Espírito Santo, o maior Banco português). O autor esteve no palco e na plateia a protagonizar e assistir ao desabar diário de uma economia e de uma sociedade em pouco mais de um ano, entre Julho de 1974 e 30 de Maio de 75, data em que, com bilhete de ida e volta foi a Nova York para uma reunião estratégica com o Citibank para decidir os caminhos do Banco angolano, e para outras reuniões semelhantes nos EUA e Europa. 30 dias depois, quando ia embarcar para Angola, foi aconselhado a não seguir viagem por razões de segurança pessoal.

É uma óptica de escrita sobre esse período de Angola de que possivelmente não existe réplica. As dezenas de livros que existem sobre o fim colonial de Angola, ou têm sido escritos por militares, ou por políticos, retornados, ficcionistas e analistas, características que João van Zeller nunca possuiu. Ele respeita a história, e não o animam quaisquer ressentimentos. O texto está isento de qualquer paixão política.

A Parte 3 é a saga algo rocambolesca de uma alma errante à procura de destino, de bolsos vazios, a percorrer de forma aventurosa e mirabolante, entre Junho e Dezembro de 1975, os Estados Unidos e a Europa. Esses seis meses terminam em Londres, em desespero, angústia e agonia. Finalmente, em Dezembro, num final feliz, encontrou trabalho num grande Banco inglês, tendo ficado a viver e com casa em Inglaterra durante muitos anos.”



Porto
Fundação Eng. António de Almeida
APRESENTAÇÃO DO LIVRO “JOHNNY MAN: LISBOA/PORTO – LUANDA – LONDRES, 1970-1975” DE JOÃO VAN ZELLER

Contactos


Address

Porto
226067418
A Casa-Museu Eng. António de Almeida apresenta, no próximo dia 16 de fevereiro (sexta-feira), pelas 15:30, a primeira sessão do ciclo CASA-MUSEU ENG. ANTÓNIO DE ALMEIDA EM RESERVA.
A PEÇA DO MÊS de fevereiro é o PROJETO DO HORTICULTOR-PAISAGISTA JACINTHO DE MATTOS.

SOBRE PROJETO DO HORTICULTOR-PAISAGISTA JACINTHO DE MATTOS
Tendo projetado mais de meio milhar de jardins públicos e privados, Jacintho de Mattos (1864-1948) foi um dos mais destacados horticultores paisagistas de Portugal.
O seu traço pode apreciar-se na Fundação, pois é seu o projeto de 1937 para a ampliação do jardim da então residência do Eng. António de Almeida. A planta original de Jacintho de Mattos é agora mostrada pela primeira vez ao público e a ela se associa uma mão cheia de documentos, entre os quais recibos e fotografias do espólio do Eng. António de Almeida.
Em 30 minutos, a Dr.ª Eduarda Paz enquadra a obra do autor, dando ênfase à análise do projeto e às espécies em voga nas primeiras décadas do século XX.

Entrada livre, sujeita à inscrição prévia através de correio eletrónico (fundacao@feaa.pt) ou telefone (226 067 418).

No final da sessão, às 16:30, os participantes poderão visitar a Casa-Museu Eng. António de Almeida.

SOBRE A FUNDAÇÃO ENG. ANTÓNIO DE ALMEIDA
A Fundação Eng. António de Almeida foi criada por disposição testamentária do Eng. António de Almeida (1891-1968), que estipulou os fins (artísticos, educativos e de caridade), a preservação da casa onde viveu com D. Olga Andresen e a organização da Casa-Museu, mantendo-se, tanto quanto possível, a disposição e decoração constituída pelas suas coleções de mobiliário, cerâmica, pintura, têxteis, ourivesaria, gravura, numismática e outras.
Reconhecida em 1969, a Fundação abriu ao público em 1973.
Ao longo destes anos, tem desenvolvido uma intensa atividade cultural – sobretudo nas áreas da literatura, arte, educação e ciência – através da realização de encontros, conferências e debates, exposições e concertos, nas suas instalações e fora delas. Concomitantemente, edita e apoia publicações como livros e revistas.
A Casa-Museu Eng. António de Almeida proporciona visitas orientadas, a pessoas individuais e grupos, mediante marcação prévia e no seguinte horário: terça-feira a sábado: 10:00-12:30 / 14:30-18:00; encerra às segundas-feiras, aos domingos e aos feriados.

VER MAIS


VER MENOS

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “JOHNNY MAN: LISBOA/PORTO – LUANDA – LONDRES, 1970-1975” DE JOÃO VAN ZELLER

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “JOHNNY MAN: LISBOA/PORTO – LUANDA – LONDRES, 1970-1975” DE JOÃO VAN ZELLER
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile