TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Espetáculos

/

Teatro

Passos na Floresta, de Carlos J. Pessoa

Teatro da Garagem

Partilhar

 Passos na Floresta, de Carlos J. Pessoa

Data

13 e 14 -set-2024

Local


Teatro Garcia de Resende
Évora

Preço

pago

Bilhete

Comprar

Sinopse

Um imenso corpo vegetal matiza as diferentes paisagens. A floresta, catedral por excelência desse corpo vegetal, é lugar do desafio, da coragem, da tenacidade, da inteligência e da maturidade. Os primeiros passos dos jovens adultos que da floresta regressam com os seus troféus simbólicos, ou, tão só, com a sua experiência enriquecida por um momento de revelação e mistério; o encontro amoroso na floresta, o passeio estimulante ou o espalhar das cinzas de alguém querido na terra protegida pela sombra de uma árvore, são hipóteses de experiências reconhecíveis por cada pessoa. Os Passos na Floresta são também aqueles que continuamos a dar quando nos embrenhamos nalgum assunto, quando cogitamos, nos angustiamos ou alegramos. Quando respiramos, a árvore pulmonar equilibra as trocas gasosas necessárias à sobrevivência. Mesmo distantes das árvores, estas habitam-nos e têm nomes, como cada um de nós tem um nome, e tem uma árvore genealógica. Por sua vez na geometria de uma árvore, reside, por vezes, a possibilidade de entroncar a decisão, partindo, da raiz, olhando a copa e o horizonte que se perfila. As árvores e as pessoas estabelecem assim esta cumplicidade estreita, quase perfeita. A madeira é sempre viva, mesmo no lume, quando nos aquece, crepita e fala.
Évora
CENDREV / Teatro Garcia de Resende
 Passos na Floresta, de Carlos J. Pessoa

Contactos


Address

Évora
266703112
O Centro Dramático de Évora

O CENDREV é um projeto desenvolvido em torno da criação e difusão artística, da formação teatral e da gestão do Teatro Garcia de Resende.
A companhia estreou-se em 1975 com a apresentação da peça A Noite do 28 de Setembro de Richard Demarcy. O Centro Cultural de Évora, primeira designação do projeto, foi pioneiro no processo de descentralização cultural criado no país após a revolução democrática do 25 de Abril e deu um importante impulso ao desenvolvimento cultural da cidade e da região.
Para além da atividade de criação e difusão artística, o CENDREV tem acolhido centenas de espetáculos de teatro, de música e de dança produzidos por outras estruturas artísticas nacionais e estrangeiras, e a recente credenciação do Teatro Garcia de Resende na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) sob uma candidatura levada a cabo pelo Município de Évora e a aprovação da candidatura apresentada pelo CENDREV ao programa de apoios à programação da RTCP/DGArtes, veio permitir perspetivar, de forma sustentada, uma intensa e variada programação cultural que garanta o envolvimento de diferentes segmentos de públicos, como se pode constatar no primeiro ano da implementação deste novo quadro de programação no Teatro Garcia de Resende.

O CENDREV é também responsável pela recuperação do importante espólio de marionetas tradicionais do Alentejo, os Bonecos de Santo Aleixo, com os quais já realizou centenas de representações no país e no estrangeiro e organiza a BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora, cuja primeira edição se realizou em 1987.
Esta companhia tem sido um verdadeiro laboratório de onde têm saído profissionais que foram integrando outras estruturas profissionais no Alentejo e por todo o país. Esta prática continuada de trabalho tem implicado também a constituição de redes de contactos e parcerias com inúmeros criadores e instituições no plano nacional e internacional. Exemplos dessa prática é a criação do Circuito Ibérico de Artes Cénicas que envolve um conjunto de estruturas de criação artística de ambos os países com responsabilidades na gestão e programação de outras salas de espetáculo.

A dimensão cultural da cidade de Évora no plano nacional, a tradição de grande polo regional que lhe é atribuída e o seu peso na esfera das relações internacionais, nomeadamente a partir da classificação do seu Centro Histórico como Património da Humanidade – UNESCO, têm determinado também o percurso do CENDREV, que se define como um projeto da cidade voltado prioritariamente para a região e que, a partir daí, projeta a sua intervenção no país e no estrangeiro.
O CENDREV mais do que uma companhia de teatro é um verdadeiro centro de ação teatral onde se cruzam diversas áreas e componentes da vida do teatro e a sua prática sistemática e continuada configura uma clara vocação de serviço público.

VER MAIS


VER MENOS

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

 Passos na Floresta, de Carlos J. Pessoa

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

 Passos na Floresta, de Carlos J. Pessoa
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile