TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Espetáculos

/

Música

Rafael Toral

Understage [Em parceria com Amplificasom]

Partilhar

Rafael Toral

Data

4 Outubro

Local


Teatro Rivoli
Porto

Preço

7€

Bilhete

Comprar

Sinopse

Rafael Toral (Lisboa, 1967) tem-se intrigado pelo potencial do som e pelas funções da música desde adolescente. Enquanto músico, produtor e compositor esteve envolvido, em diferentes fases da sua vida, com as culturas de rock, ambient, contemporânea, electrónica e jazz. No início dos anos 1990 criou uma síntese de ambient e rock, gravando álbuns aclamados internacionalmente como Wave Field (Drag City, 1995) ou Violence of Discovery and Calm of Acceptance (Touch, 2001) e tendo sido considerado pelo Chicago Reader "um dos guitarristas mais dotados e inovadores da década". Nos anos 2000, com uma mudança radical lançou o Space Program, projecto em que ao longo de 15 anos desenvolveu uma abordagem à música eletrónica enraizada no pós-free jazz, enfatizando o gesto físico e critérios humanos de decisão sobre fraseado, silêncio e swing. Depois de dirigir várias formações, inaugurou, em 2016, a formação que dirigiu até 2023, o Space Quartet. Em 2018, entrou numa terceira fase em que retoma contacto com a guitarra, num renovado interesse pelas possibilidades sónicas da harmonia, e ambiciona uma nova síntese — conciliando alguns paradigmas contraditórios com que trabalhou anteriormente, abarcando mais passado e mais futuro e materializada pela primeira vez em Spectral Evolution. Lançou mais de 20 álbuns em editoras de quatro continentes, entre os quais também se destacam Sound Mind Sound Body (Ananana, 1994), Space (Staubgold, 2006) e Freedom of Tomorrow (Clean Feed, 2022). Em variadas colaborações ou a solo tem-se apresentado ao vivo nos Estados Unidos, Canadá, México, Europa, Coreia do Sul, Japão e Nova Zelândia. Vive nas montanhas do centro de Portugal e subirá ao Porto para apresentar no Understage, aquele que já é um dos discos do ano.
Porto
Teatro Municipal do Porto
Rafael Toral

Contactos


R. do Bonjardim 143, 4000-440 Porto
Porto
223392200

Em 2023, sob a codireção artística de Cristina Planas Leitão e Drew Klein, o Teatro Municipal do Porto (TMP) reafirmou o seu compromisso de fortalecimento do discurso artístico e de desafio ao papel da arte na sociedade, num diálogo permanente com a cidade.

O TMP, através dos seus dois polos — Rivoli e Campo Alegre —, apresenta uma programação multidisciplinar, aberta a um vasto leque de latitudes e de públicos, concretizando a estratégia definida pelo Pelouro da Cultura do Município do Porto, desde a sua reabertura em setembro de 2014, sob a direção artística de Tiago Guedes.

Com uma clara missão de coproduzir, apresentar e apoiar a comunidade artística local, nacional e internacional, o TMP pretende, acima de tudo, consolidar-se como plataforma para o desenvolvimento de relações efetivas e de práticas criativas sustentadas, numa constante triangulação entre artistas, públicos e o lugar da instituição.

Movido pela ideia de como podem os teatros mostrar realidades, pretende afirmar os seus polos e espaços como lugares de possibilidade para diálogos que transponham paredes, fazendo com que o Porto entre numa discussão acesa com o mundo, com sentido de tempo e de interseção.

Moldado pela realidade e pela forma como os contextos políticos, sociais e identitários motivam novas narrativas e oferecem perspetivas distintas, a sua programação apresenta obras com uma amplitude variada na sua escala e disciplinas, dentro do campo contemporâneo, com um sentido de coragem no seu conteúdo ou na sua forma.

Usando palavras-chave em vez de disciplinas, no TMP, acreditamos numa experiência fluida que transita pelos corpos numa existência individual e coletiva, no teatro como ferramenta de criação de novas linguagens para palcos grandes, pequenos e não convencionais — é poético, mas desafiante, é híbrido, mas relacionável.

Juntamente com o DDD — Festival Dias da Dança e o centro de residências artísticas e espaço de trabalho para as artes performativas, CAMPUS Paulo Cunha e Silva, o TMP integra o Departamento de Artes Performativas da Ágora — Cultura e Desporto do Porto E.M./Município do Porto.

VER MAIS


VER MENOS

Mais em 

Teatro Municipal do Porto

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Rafael Toral

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Rafael Toral
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile