TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Sub

/

Teatro

a espera-que-nunca-chega

sem o 25 de abril esta iniciativa não seria possível

Partilhar

a espera-que-nunca-chega

Data

7 DEZ - 14 DEZ

Local


Auditório do Centro Cultural José de Castro
Paço de Arcos

Preço

ENTRADA LIVRE sujeita à lotação da sala

Sinopse

O programa performativo A Espera-Que-Nunca-Chega reflete artisticamente sobre um espaço-tempo intermédio entre partir e chegar, a Espera.

O que acontece quando esperamos por alguém, como cenografamos o corpo, a voz, a memória neste in between? Pode o corpo traduzir o indizível e os imaginários que a espera constrói? Pode a espera ser um ato de resistência? Penélope espera por Ulisses que partiu para a guerra.

Neste Iugar da espera no feminino a Penélope personifica a Joaquina, a Fernanda, a Dionísia, que esperam o Domingos, o Eugénio, o Diogo que partiram para o Ultramar.

---

AUDITÓRIO MUNICIPAL JOSÉ DE CASTRO

Espetáculo "PENÉLOPE”
7 DEZ - 19h00 | 10 DEZ - 10h30 (Sessão para Escolas) M/12. Dur. 75’

Memórias de gerações marcadas pela guerra colonial portuguesa.
Inspirados no mito clássico da mulher Penélope, que esperou vinte anos pelo marido Ulisses, deixamo-nos contaminar pelo grito abafado de uma geração que ainda vive.
Com ”PENÉLOPE" lembramos a(s) mulher(es) que espera(m) o homem que partiu para a guerra: as mulheres que habitaram um país. com um regime conservador. moralista e autoritário.

-----

Exibição dos filmes “61-63” | “PENÉLOPE” e Conversa*
13 DEZ - 16h00
”Conversa aberta ao público, convidando à participação com testemunhos, memórias, impressões e espólios particulares.

Filme "61-63” Dur. 10'10"
O soldado que chega a um Iugar, sem saber ao que vai, para onde vai, vê-se confrontado com uma violência atroz, com a morte, com a escassez e solidão. Deixa para trás a sua família, amigos e uma vida que conhece, a única relação com o passado de cada um faz-se somente por meio de cartas, por vezes escassas, e fotografias.

Filme "PENÉLOPE” Dur. 16'14"
Um olhar sobre a vida, em suspenso, da mulher que espera o marido, que partiu para a guerra do Ultramar.

-----

Exposição "Adeus, até ao meu regresso"
7 a 14 DEZ

A Revolução dos Cravos em Portugal, a 25 de Abril de 1974, pôs fim à ditadura do Estado Novo, em resposta aos desenvolvimentos políticos, sociais e militares da guerra. A exposição “Adeus, até ao meu regresso" assenta na apresentação de registos históricos de espólios particulares, guiando-nos para as marcas que a distância deixou, nos que foram para a guerra e nos que ficaram, através da correspondência por carta, aerogramas, fotografias, postais e também depoimentos reais e documentos áudio deste período, muito presente pela ausência, pela saudade, pela vida suspensa e a morte a pairar sobre ela, com a constante dúvida do retorno.

-----

Performance "As cartas de PENÉLOPE"*
12 DEZ - 17h00 | 14 DEZ - 11h00
*Estação da CP de Paço de Arcos

Patrícia Susana Cairrão traz-nos voz, corpo e memória na leitura performance as cartas de PENÉLOPE. Através de cartas, aerogramas e fotografias, militares e família mitigavam a solidão, reduzindo, da única forma possível, a distância que os separava. Uma leitura performance a partir de testemunhos reais, espólios particulares de cartas, aerogramas e fotografias do período da Guerra Colonial Portuguesa.
Paço de Arcos
RUGAS associação cultural
a espera-que-nunca-chega

Contactos


Address

Paço de Arcos
+351967859741
A RUGAS Associação Cultural, com sede em Sintra, é uma estrutura cultural fundada em 2015, de criação artística multidisciplinar, cruzando caminhos que questionam o tempo e a interferência das suas múltiplas dimensões e conceitos, nas pessoas, nas ideias, nos lugares e na sociedade.
Desenvolve trabalho em criação, formação, produção e mediação cultural, valorizando as dimensões artística e de pedagogia, promovendo processos criativos e participativos nos domínios ético e estético, no âmbito das artes performativas e audiovisuais, para e com comunidades e diversos públicos de todas as idades.

VER MAIS


VER MENOS

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

a espera-que-nunca-chega

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

a espera-que-nunca-chega
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile