Cineclube Albardeira | O Milagre do Caos
04 + 11 + 18 + 25 Fev | 21:00 | 3€
Cinema | Sala Estúdio TMO
Os protagonistas deste ciclo demonstram a lei de Murphy: qualquer coisa que possa correr mal, correrá mal, no pior momento possível. Mas também comprovam que a vida, mesmo sendo uma bagunça, não tem de ser indomável – e que, a partir do caos, o cinema pode operar um milagre.
04 FEV | CORRE, LOLA, CORRE (1998, TOM TYKWER)
É um dos grandes filmes alemães dos anos 1990, experimental e frenético: Lola tem 20 minutos para conseguir 100 mil marcos, sob pena de o seu namorado ser morto. Com ela corremos por Berlim, movidos a pura adrenalina. E se correr mal? Temos uma segunda oportunidade – e até uma terceira.
Em parceria com o Goethe-Institut Portugal.
11 FEV | SHIVA BABY (2021, EMMA SELIGMAN) + SWEET JUICES (2023, SEJON IM E WILL SUEN)
Um funeral costuma ser um momento solene; para Danielle, é uma série de combates inesperados. 1.º round: familiares bisbilhoteiros – tudo bem até aqui. 2.º round: a ex-namorada – não é ideal. Terceiro round: o seu sugar daddy, a esposa e uma bebé em prantos – ansiedade máxima! Além disto, uma javarda curta-metragem/degustação de bolinhos de massa (não venham de estômago cheio, por favor).
18 FEV | NÃO DÊS BRONCA (1989, SPIKE LEE)
Com o seu terceiro filme, o cineasta Spike Lee chegou aos Óscares e à Biblioteca do Congresso dos EUA. Do the Right Thing entra em direto de um bairro de Nova Iorque, num dia tórrido de verão: de um lado, os residentes afro-americanos; do outro, os proprietários italo-americanos de uma pizzaria. O calor é insuportável, a tensão é galopante.
25 FEV | FLEE: A FUGA (2021, JONAS POHER RASMUSSEN) + GENIUS LOCI (2020, ADRIEN MERIGEAU)
O caos não tem de ser frenético: pode ser a insegurança total, a fuga de um país em guerra. Flee é a história arrepiante de Amin, um investigador afegão que revisita a sua história enquanto refugiado e pessoa queer. A abrir a sessão, Genius Loci, uma curta-metragem onde o caos urbano ganha vida, para guiar uma jovem solitária.