Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Workshop Coffeepaste
Partilhar
Datas de realização
21 e 22 de outubro 2017 (sábado e domingo)
10h00-13h00; 14h00-18h00
Local
Destinatários
Profissionais: Actores, bailarinos, músicos, artistas plásticos, encenadores, dramaturgos.
Preço
Price
Sinopse
Nos últimos anos de trabalho como actor e, sobretudo, como encenador, tenho sido particularmente sensível à qualidade da relação do jogo do actor com o espectador. Mais do que a produção de «eventos», os rasgos de criatividade ou as inovações formais, interessa-me a autenticidade com que determinados acontecimentos se dão em cena e como abrem espaços inauditos de interpretação para o espectador. E interessa-me conceber um espetáculo como um mecanismo que articula e relaciona conjuntos de ideias, conceitos e forças sob a forma de sistemas lúdicos de interação cénica, cujo funcionamento reflita a dramaturgia específica duma determinada peça, tema ou, enfim, objecto do espetáculo. É uma espécie de sistema aberto em que os intérpretes não dominam o resultado das suas acções e onde um sentido de ordem ou de arbitrariedade se pode manifestar alternadamente.
A percepção de que o actor é um gerador de sentidos indu-lo a tomar-se como operador intencional e determinista sobre a percepção do espectador. Mas o actor é um agente potenciador de ocorrências que transcendem a sua vontade e a sua consciência ou, dito doutro modo, a sua intenção. A presunção de dominar o resultado visível da sua acção, leva o actor a querer ocupar um espaço que não lhe pertence e que exclui o espectador, o qual, inconscientemente (ou não), detecta esse comportamento como uma forma de mentira. Este workshop incidirá pois, sobre um conjunto de condicionantes externas ao jogo do actor que o implicam fora desse plano das intenções.
Com
Actor profissional desde 1997, trabalhou em companhias como A Barraca, o Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Aberto, Cª Teatro de Almada, Meridional, O Bando, Aloés, Cornucópia, em diversas criações pontuais com, entre outros, Maria do Céu Guerra, Carlos Avilez, Luca Aprea, João Lourenço, Maria João Miguel, Giancarlo Cobelli, Amândio Pinheiro, Solveig Nordlund, Letizia Quintavalla, Nuno Pino Custódio, Beatriz Batarda, José Peixoto, Luís Miguel Cintra, João Brites, Rogério de Carvalho e Nuno Cardoso. Trabalhou também em âmbito internacional em criações de Pascal Rambert (França), o Inst. Teatro do Mediterrâneo (Espanha) CSS Udine e T. Delle Briciole (Itália).
No cinema trabalhou, entre outros, com Rita Azevedo Gomes, Joaquim Leitão, Margarida Cardoso e Johan Schelfhout. Conta também com participações em cerca de dezena e meia de séries televisivas.
Encenador e produtor desde 2002 – ano em que obteve o prémio “Teatro n’ A Década” com “O Escurial” de Michel de Ghelderode – trabalhou também textos de António Patrício, José Régio, Franz-Xaver Kroetz e Gil Vicente, e em criações originais como “A Rulote”, “Efabulação”, “Da Imortalidade” (a partir da integral do épico de Guilgamesh) e, recentemente, “Boca Ilha” a partir da poesia de Natália Correia. É membro fundador da Propositário Azul, Associação Artística.
Frequentou o curso de Arquitectura da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e é licenciado pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC). Exerce também actividade como docente desde 2003, tendo colaborado com diferentes instituições de ensino como a ESTC, o Chapitô ou a Escola Superior Artística das Caldas da Rainha. Como formador destaca a colaboração com o Instituto Camões em Timor Leste no projecto “Férias em Português” (2002) e recentemente em Gaza, Palestina, com o Theatre Day Productions (2015), para além de câmaras municipais, grupos universitários e associações culturais em diversos contextos, nomeadamente com a rede Voyages du Geste, no Líbano em 2013. É actualmente professor de interpretação na ACT – Escola de Actores.
VER MAIS
VER MENOS
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios