Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Workshop Coffeepaste
Partilhar
Datas de realização
15 e 22 de abril de 2023 (sábados)
(10h00-17h00)
Local
Destinatários
Público de artes em geral, e de artes performativas em particular. Artistas, programadores e curadores. Estudantes de dança e de teatro.
Número de participantes
Preço
85€
Sinopse
O autor da crítica de Teatro não tem a mão de Deus, só o calcanhar de Aquiles
“Para todos os ofícios, excepto o de censor, é indispensável uma aprendizagem: os críticos fazem-se antecipadamente.” ~Lord Byron
Neste workshop pretende-se analisar o papel da (não) existência da crítica de teatro em Portugal, os seus propósitos, métodos e tipos de discurso; discutir a diferença entre “opinar” e “criticar”; determinar o que é o espaço do autor num texto de crítica; falar sobre a essencialidade do conhecimento do que se debate quando se critica; esboçar os pontos essenciais que compõem um texto de crítica e munir os participantes da habilidade de desenvolver enunciados críticos sobre espectáculos teatrais.
Partilhar sentidos
Dance can be discussed, debated, written about, analysed and explored from a wide variety of perspectives ~Alexandra Carter, 1994
Tendo em consideração o enunciado anterior, pretende-se, com este workshop sobre crítica de dança, identificar pontos de vista configuradores do território da disciplina, discutindo-os em termos de utilidade e oportunidade para o processo de aproximação à produção coreográfica e aos percursos dos seus criadores. Assim, “o que criticar?”, “como criticar?”, “para quê criticar?”, funcionarão como questões orientadoras de um debate persistente e certamente inacabado. Numa segunda sessão, o workshop oferecerá uma oportunidade para partilhar ideias e textos de análise crítica sobre uma mesma obra coreográfica.
Apoio:
Com
Licenciada em Teatro (ESTC), mestre em Encenação (ESTC) e Doutorada em Artes Performativas (FLUL), Statt Miller dedica-se também à teorização das Artes Cénicas e à crítica de Teatro. Pertence à APCT (Associação Portuguesa de Críticos de Teatro) desde 2016, foi colaboradora da revista de Artes Performativas Sinais em Linha (www.sinaisemlinha.wordpress.com) com artigos de crítica e da especialidade, e é autora do blog de crítica de Teatro O Calcanhar de Aquiles (www.ocalcanhardeaquiles.wordpress.com), onde publica as suas críticas de forma regular.
VER MAIS
VER MENOS
Daniel Tércio estudou Filosofia (UL), Artes Plásticas (FBAL) e História da Arte (UNL). É desde 1997 Doutor em Motricidade Humana-Dança na FMH. Professor Associado aposentado da Universidade de Lisboa, lecionou os cursos de História da Dança, Estética, Movimento e Artes Visuais, e é membro da direção do Instituto de Etnomusicologia - centro de estudos em música e dança. Enquanto crítico de dança, colabora regularmente com a imprensa escrita desde 2004 (jornal Público, semanário Expresso e Jornal de Letras)
VER MAIS
VER MENOS
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios