Workshop Coffeepaste – Em que é que as Artes contribuem para a nossa felicidade?

Com Nelson Guerreiro

Datas de realização

Datas a anunciar (sábado e domingo)
10h00-13h00; 14h00-18h00

Sinopse

Recuperando os motes de um texto escrito em outubro de 2002 para a revista  “ArtinSite” com o título: “Em que é que as artes contribuem para a minha felicidade?” procurarei estimular os participantes a reflectirem sobre o lugar das artes nas suas vidas quotidianas, tanto naqueles em que existem ou não hábitos culturais enraizados.

Partilhe-se um excerto do texto supra-mencionado para dar o mote:

“As manifestações artísticas nos seus mais diversos locais de apresentação – tal como a estrutura de um prédio, a ordenação de uma cidade, as vias de comunicação, as formas paisagísticas -, são lugares do sensível, interstícios do imaginário e habitações do pensamento que revelam e desvelam projecções e catapultam acções: gestos marcantes de autoria e co-autoria, filosofias de vida desejantes, princípios políticos transformadores, compromissos existenciais, ligações e desligações em contextos virtuais com a alteridade, marcas de identidade sublinhadas, posições territoriais, étnicas e de género, statements perante desafios estéticos; incitando, eventualmente, a outras. Talvez seja também essa a felicidade que se pode encontrar num acontecimento artístico, a de levar para casa uma enorme vontade de acção, nem que seja para, quando lá chegarmos, fazermos a cama e logo de seguida nos deitarmos nela.”

Para levantar o véu da atmosfera envolvente neste seminário, eis alguns tópicos que serão abordados no seminário:

  1. O que é a Arte?
  2. Para que serve a Arte?
  3. É útil ou inútil?
  4. Qual é o lugar das artes na vida de todos os dias?
  5. Qual é o seu contributo para a felicidade individual?
  6. Qual é a sua força transformadora?
  7. etc.

Para além disso, os participantes serão desafiados a escrever sobre o tema com o objectivo de haver um texto (mesmo que incompleto e sempre sujeito a mais uma revisão) por participante.

Local

A definir – Lisboa

Preço

85€ (até 13 de março)
95€ (a partir de 14 de março)

Nelson Guerreiro

Entre 2003 e 2018, foi docente na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha nos cursos de Artes Plásticas, Teatro e Som & Imagem, onde leccionou as disciplinas: Teatro Contemporâneo, Performance, Arte & Performance, Escrita Criativa, Teoria e História do Audiovisual. A partir de 2001, voltou-se para a criação: desse movimento desenvolveu vários projectos individuais e colectivos dos quais se destacam “Guerrero Notebook” (2003 – CAPITALS), “Schrëibstuck” de Thomas Lehmen (2003), “Guerrero Notebook: Holiday Inn” (2004 – Festival Intermedia de Torres Vedras), “Vaivém: a história verdadeira de um projecto transdisciplinar (2005 – CITAC, Montemor-o-Velho), “Copyright” – em co-criação com Patrícia da Silva”, no âmbito do ciclo “Shall We Dance Shall We Dance” – Teatro Praga – 2006), “Discotheater”, (2006 – Teatro Praga) “Guerrero Notebook: Holiday Out – 2007” – Mugatxoan & Fundação de Serralves – (2006), “A Festa” de Tiago Rodrigues (2007), “Guerrero Notebook – Um Homem sob Influência” (2008 – Revista Marte & Culturgest), West Coast (Truta – 2009). Mais recentemente, colaborou com Martim Pedroso, como assessor artístico, dramaturgo e dramaturgista dos seus espectáculos e projectos. Desta colaboração, fazem parte “O Canto do Imperador (com um toque New Age)” – 2010,  Festival Materiais Diversos , Lar da Tosca (2011, ESTC) e a “Philosophia do Gabiru” – em co-autoria com Raul Brandão (2011 – Teatro Maria Matos) e “After” (Teatro do Bairro, 2015). A partir de 2009, é membro da plataforma de sinergias criativas: sindicato.biz. Em 2012, formou com João Galante a dupla de DJ’s GuerreiroGalante. A partir de 2014, formou com Filipa Brito a dupla artística Vaivém e fizeram uma residência n’ ”O Espaço do Tempo” para o projecto – “Kiss & Tell” e iniciou um projecto sobre coleccionismo nas Artes, intitulado “Colecção Privada” que teve como primeiro artista convidado: Vasco Araújo.

Inscrições

Preenche o formulário e entraremos em contacto contigo com os dados para pagamento.