Workshop Coffeepaste – Pode o corpo ser um Oráculo?

Com Sara Anjo e Teresa Silva

Ⓒ Teresa Silva

Datas de realização

18 e 19 de abril 2020 (sábado e domingo)
10h00-13h00; 14h00-18h00

Sinopse

Este workshop explora o corpo enquanto oráculo, considerando-o como lugar de conhecimento e de revelação. O oráculo é uma profecia ou uma entidade sábia, que é consultada para dar ao seu interlocutor pistas sobre o futuro. Neste workshop, o corpo é ao mesmo tempo o interlocutor, que faz as perguntas, e a entidade sábia, que escuta e lê as pistas. Não há a tentativa de adivinhação do futuro ou de obtenção de respostas. Há sim a criação de hipóteses, no sentido de se multiplicarem possibilidades, perspectivas e escolhas.

Através de práticas de atenção, movimento e desenho e processos de leitura e interpretação, vamos colocar a atenção na percepção do corpo, na forma como cada um vê o mundo. Ao reflectir sobre esta visão particular do mundo, procuramos enfatizar o conhecimento profundo de cada corpo. Procuramos trabalhar uma consciência holística, promovendo o auto-conhecimento e a possibilidade de transformação, a partir de uma experiência colectiva e relacional.

Neste workshop os participantes vão criar cartas, formando um baralho. Com as cartas vamos explorar noções de registo e partitura, assim como de narrativa, dramaturgia, leitura e interpretação, desenvolvendo analogias entre práticas oraculares e performativas.

Local

PRO.DANÇA
Rua São Domingos à Lapa, 8 – N
1200-835 Lisboa
https://www.prodanca.pt/

Destinatários

Maiores de 16 anos, com interesse ou curiosidade em práticas de movimento, atenção e desenho. Não precisa de ter experiência artística.

Preço

85€ (até 10 de abril)
95€ (a partir de 11 de abril)

Sara Anjo e Teresa Silva

Sara Anjo (Funchal, 1982) é bailarina e coreógrafa, interessa-se por práticas meditativas que geram mudanças psico-físicas, sendo a respiração e a acção de caminhar as principais. Questiona-se permanentemente acerca do que nos move? Como nos movemos? E para onde nos movemos?

Formou-se em dança pela Academia de Dança Contemporânea (2001). Fez licenciatura em Estudos Artísticos na Faculdade de Letras de Lisboa (2008); pós-graduação em Arte Contemporânea pela Universidade Católica de Lisboa (2011). Tem mestrado em coreografia pela Das Graduate School de Amesterdão (2016).

Formou-se como instrutora de Yoga, pela escola Yoga Shamkya (2003) em Lisboa.

No seu trabalho coreográfico interessa-se por desenvolver teatro sónico, explorando a coreografia e o espaço performativo na sua dimensão sonora. Criou “Ninguém Sabia Contar Aquela História”, um espectáculo sobre o feminino em colaboração com 6 artistas (BoxNova CCB 2011); “Paisagens Líquidas”, uma dança que viaja pelo Lavadouro Público de Carnide (Teatro do Silêncio 2012); “Em Forma de Árvore”, um solo sobre in-quietude (Negócio-ZDB 2016); “Sacro”, uma caminhada magnética (Negócio-ZDB 2018). Desde 2012 participa no projecto “Caminhar” do Teatro do Silêncio. Actualmente colabora com Teresa Silva no projecto “Oráculo” e com Michelle Moura em “Nós Aqui Neste Passinho”. http://www.saraanjo.com

Teresa Silva (Lisboa, 1988) é bailarina e coreógrafa, actividades que no seu percurso se informam mutuamente. Formou-se pela Escola de Dança do Conservatório Nacional, Escola Superior de Dança, tendo obtido a Licenciatura em Dança, e pelo Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica do Forum Dança.

Como bailarina destaca o seu trabalho com Loïc Touzé, Marco d’Agostin, Liz Santoro & Pierre Godard, Rita Natálio, Luís Guerra, Tânia Carvalho e Sofia Dias & Vítor Roriz. Das suas criações destaca “Ocooo“ (2008), a adaptação de “Conquest” (2011) com coreografia de Deborah Hay e as colaborações com Elizabete Francisca “Leva a mão que eu levo o braço” (2010) e “Um Espanto não se Espera” (2011), e com Filipe Pereira “O que fica do que passa” (2013) e “Nova Criação” (2017), peça seleccionada para o Aerowaves Priority Company 2019. Actualmente colabora com Sara Anjo no projecto “Oráculo”.

É transversal ao seu trabalho a reflexão sobre o tempo, a relação entre figura e fundo e o diálogo entre a dança e materiais cenográficos. http://www.silvateresa.weebly.com

Inscrições

Preenche o formulário e entraremos em contacto contigo com os dados para pagamento.

Apoio